Contando com um bom número de participantes, a Divisão de Meio Ambiente de Porto Ferreira abriu a Etapa Municipal da 4ª Conferência do Meio Ambiente na noite de terça-feira (21/05), na sede social do Porto Ferreira Futebol Clube.
Representando a prefeita Renata Braga esteve o diretor do Departamento de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Dori Américo, que no discurso de abertura do evento, destacou: “Porto Ferreira está organizando o seu crescimento econômico sem nunca perder o foco na preservação ambiental”.
A Conferência foi oficialmente iniciada às 19h30 e a composição da mesa principal contou com Sérgio Duz (Associação dos Oleiros), Paulo Bernardo (Conselho Municipal de Política Urbana – Compur), Sonia Aparecida de Souza (bióloga gestora do Parque Estadual de Porto Ferreira), Élio Bonelli (presidente do Sindicer e diretor da Regional Fiesp) e Dori Américo (diretor de Meio Ambiente).
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o professor Paulo Bernardo conduziu a exposição, a votação e a aprovação do regimento da Conferência.
Palestras
Na sequência, a bacharelanda em Ciências Biológicas Cristiane Francisco procedeu a exposição do diagnóstico da gestão de resíduos sólidos e, depois, o geólogo Júlio Pierroni expôs o Plano Municipal de Mineração, cuja elaboração coloca Porto Ferreira como um dos municípios pioneiros em todo o Brasil.
Na dianteira da organização, estiveram: o chefe da Divisão de Meio Ambiente, José Eduardo Bonilha Ribeiro; a chefe de Seção de Meio Ambiente, Elisângela Guimarães de Lucca Gomes da Silva; a assessora ambiental Andréa Mazetto; o servidor representante do Parque Henriqueta Libertucci, João Lázaro Baptista; o chefe da Seção de Agricultura, Carlos Alberto Matoso; além de dezenas de representantes de órgãos ambientais do Estado e de Organizações Não Governamentais (ONGs), que na semana anterior já haviam promovido a reunião preparatória da Conferência.
Comdema
Na próxima terça-feira (28/05), às 19 horas, novamente na sede social do PFFC, a Etapa Municipal da 4ª Conferência contará em seu encerramento com a eleição dos novos integrantes do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), significativo órgão para legalidade do setor e participação democrática da população nas decisões das ações ambientais em Porto Ferreira.
O evento fechará o fórum de debates e apresentações de sugestões para a etapa estadual, prevista para setembro próximo, em São Paulo.
Fonte: AC