Na quinta-feira (06) foi realizada no Parque Estadual de Porto Ferreira uma reunião que contou com a presença de técnicos e proprietários rurais, com o objetivo de apresentar os resultados preliminares de um estudo financiado pelo FEHIDRO – Fundo Estadual dos Recursos Hídricos.
Na abertura dos trabalhos a bióloga Sônia Aparecida de Souza fez uma apresentação do histórico do Parque, sua importância para o município, a diversidade da fauna de da flora em seus diversos ambientes e das principais ameaças à sua conservação.
Na sequência o biólogo André Luis T. de Lucca, funcionário do Parque e coordenador do projeto, apresentou os resultados preliminares do projeto e seus benefícios.
O objetivo é diagnosticar a real situação das áreas de Preservação Permanente das propriedades rurais situadas na Zona de Amortecimento do Parque e apresentar aos proprietários um projeto para a recuperação das matas ciliares e nascentes de água. A aceitação é facultativa.
Numa outra etapa, serão buscados recursos ou parcerias para a execução deste, sem custos para o produtor, que poderá fazer a adequação ambiental da propriedade de acordo com o código florestal vigente.
Pretende-se assim, proteger a água, com o plantio das espécies nativas, formando corredores para o deslocamento dos animais entre o Parque Estadual e outras áreas de vegetação nativa da região, o que favorece a biodiversidade da região.
O encontro, além de ser oportuno nesta data em que se comemora a Semana do Meio Ambiente, foi bastante agradável e os produtores tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas, expor os pontos de vista e também fazer sugestões.
O encerramento foi feito por Marlene F. Tabanez, chefe de seção de reservas do Parque, destacando que os proprietários das propriedades situadas na Zona de Amortecimento do Parque, notadamente as localizadas nas Microbacias do Córrego da Água Parada e Ribeirão dos Patos, serão procurados pelos técnicos do Parque, onde outras dúvidas poderão ser esclarecidas e as adesões realizadas.
O chefe da Divisão de Meio Ambiente, José Eduardo Bonilha Ribeiro e o chefe da Seção de Agricultura, Carlos Alberto Matoso, participaram do evento representando a prefeita Renata Braga. A Casa da Agricultura de Porto Ferreira esteve representada pelo Eng. Agrônomo Antônio Carlos C. Antonini.