A nogueira-macadâmia (Macadamia integrifolia) é uma árvore subtropical de origem australiana, que produz sementes muito apreciadas nos EUA, Europa e Oriente Médio.
No Brasil foi introduzida em 1930, mas só recentemente que começa a ser conhecida e consumida. Como opção para a diversificação na propriedade agrícola, alguns produtores geram renda extra com a valorizada castanha.
Mas não é só no meio rural que se encontram as macadâmias, nas cidades podem ser encontradas também em chácaras, quintais, e quem diria: na rua.
Apesar de não constar na lista de espécies recomendadas para arborização urbana, a macadâmia revela as principais características que são ideais para um plantio nas calçadas: é ornamental, oferece boa sombra, não é tóxica, o sistema radicular não danifica a calçada, derruba poucas folhas e aceita bem a poda.
Algumas pessoas já descobriram que podem obter outro benefício além da sombra na calçada: a colheita de nozes nutritivas e saborosas.
O exemplar plantado na Av. das Acácias, Jardim Porto Novo, em Porto Ferreira, que pode ser visto nas imagens, há vários anos entrou em fase de produção, retribuindo os cuidados que recebe com boas safras de nozes.
Fotos: Ernesto Pedro Dickfeldt
.