A Foz, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, investe em uma série de ações que contribuem na recuperação do rio Mogi Guaçu, que tem 15.004 km² de extensão e percorre quarenta municípios. Entre as atividades, a empresa desenvolve programas socioeducativos e ambientais, e trabalha na ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município com o objetivo de garantir a coleta, afastamento e tratamento dos efluentes, evitando o despejo de esgoto diretamente nos corpos d´água.
Em dois anos de atuação no município, a Foz alcançou a marca de 96% de coleta e afastamento de esgoto com uma rede com 253 quilômetros de extensão. No entanto, a expectativa é que a situação melhore, ainda mais, a partir da ampliação do Tratamento de Esgoto, prevista para a primeira quinzena de novembro. Com esta ampliação, a expectativa é subir o índice de tratamento dos efluentes de 4% para 20% ainda este ano.
“Destinar o esgoto para um local correto e tratá-lo são medidas fundamentais para garantir condições básicas de saúde pública e a preservação do meio ambiente”, destaca Márcio Tanajura, diretor da Foz.
A concessionária investe também na realização de projetos socioambientais que contribuem com a recuperação do rio Mogi Guaçu. Uma das atividades promovidas pela Foz é o plantio de mudas de árvores nas margens do rio, recuperando a mata ciliar para auxiliar na proteção do solo que, por conta da erosão, sofre com deslizamentos e assoreamento.
Outra ação desenvolvida pela empresa é a conscientização ambiental dos moradores. Por meio de palestras nas comunidades e escolas, integrantes da Foz explicam a importância da água no mundo, a necessidade do tratamento de esgoto para o meio ambiente e saúde da população, e as medidas práticas que os cidadãos podem realizar para colaborar com a preservação da natureza.
“Acreditamos que a educação ambiental é um trabalho com resultados imediatos e duradouros, já que os jovens aprendem na escola e replicam os conhecimentos adquiridos para os familiares e a comunidade. Desta forma, ajudamos na formação de uma geração com mais consciência da importância do desenvolvimento sustentável”, completa o diretor da Foz.
Outra ação desenvolvida pela concessionária que gera um impacto positivo na preservação ambiental é o “Olho Vivo – água e óleo não se misturam”. O projeto promove a coleta e a destinação adequada do óleo de cozinha usado, evitando a contaminação da água e do solo e possíveis entupimentos nas redes de esgoto.