Para garantir a eficiência na coleta e tratamento de esgoto é fundamental que as redes coletoras instaladas no município de Porto Ferreira estejam em boas condições.
Desta forma, a Foz orienta os moradores do município a adotarem algumas medidas preventivas para minimizar danos e entupimentos das tubulações.
Responsável pela manutenção e operação, a concessionária precisa intervir de forma emergencial em alguns casos por conta de utilização inadequada do sistema de esgotamento sanitário.
A rede de esgoto não é projetada para transportar papel, restos de comida, óleo de cozinha, plástico, bitucas de cigarro, cotonetes e outros materiais que algumas pessoas costumam descartar no vaso sanitário. O acúmulo desses materiais pode acarretar entupimento e até mesmo rompimento da tubulação. Entre os itens, também vale destacar as baterias e pilhas, que contêm mercúrio, um poluente tóxico, que não devem ser descartadas tanto no esgoto como em rios, lagos ou terrenos baldios.
Os moradores também devem verificar se os ralos de quintais e corredores estão direcionando as águas das chuvas para a sarjeta. Em algumas construções, irregularmente o escoamento das águas pluviais é feito para a rede de esgoto, o que provoca o retorno do esgoto pelos ralos, já que a rede coletora não possui capacidade suficiente para suportar o volume decorrente das fortes chuvas.
As ações de moradores para desentupir as redes domésticas também podem provocar avarias nas tubulações. Produtos químicos devem ser evitados por serem corrosivos. No caso de entupimento, a melhor técnica é a utilização do desentupidor de borracha.
O descarte de produtos como querosene, gasolina e tíner também oferece riscos de explosão, já que são inflamáveis, além de altamente tóxicos. O óleo de motor de carro é outra ameaça. Um litro tem a capacidade de poluir um milhão de litros de água. Por este motivo, a troca e descarte devem ser realizados por postos especializados, que possuem recipientes próprios para o despejo.
Por último, é fundamental realizar a limpeza periódica da caixa de gordura, local onde ficam retidos óleos, gorduras e restos de comidas despejados pelo ralo da pia. Instalada em cada residência, a caixa evita que a gordura se acumule na rede de esgoto, provocando o entupimento. É importante verificar se esta está bem fechada.