A área de Lazer João Inácio Ferreira, onde está localizada a sede da Associação dos Canoeiros de Porto Ferreira, sempre serviu para eventos festivos e comemorativos, mas na manhã de hoje (15.02.2014) um clima de preocupação e tristeza tomou conta dos frequentadores do local.
Diversas espécies de peixes como: lambaris, cascudos, mandis, saguirus, piavas forraram as margens do Rio Mogi nas proximidades da ponte velha.
Segundo observadores e membros da Associação dos Canoeiros, o problema se estende quilômetros acima, chegando até as proximidades da Fazenda Santa Helena.
Autoridades dos órgãos ambientais como CEPTA-IBAMA, CETESB e Polícia Ambiental, foram acionadas e estavam presentes no local para investigação da causa da mortandade e dimensionamento do impacto ocorrido.
A causa mais provável é o baixo nível de água do rio, que continua recebendo a mesma carga de efluentes sem tratamento, o que acarreta um aumento proporcional da matéria orgânica na água. Nesse quadro o oxigênio dissolvido na água é utilizado no processo biológico da degradação da matéria orgânica. É esse oxigênio que pode estar faltando aos peixes.
Também há a possibilidade de efluentes tóxicos na água. A coleta de água pelos órgãos de fiscalização será enviada para análises e poderá indicar as causas da mortandade.
Veja mais imagens na estação “fotos” do site ou clicando no link abaixo:
http://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2014/02/15/imagens-de-mortandade-de-peixes-no-rio-mogi-guacu-em-porto-ferreira/