Durante o ano, o Parque Estadual de Porto Ferreira estará divulgando as principais datas ambientais com o objetivo de sensibilizar a comunidade de Porto Ferreira e região sobre a importância de cada uma. Práticas simples podem ser significativas à conservação da natureza, à sustentabilidade ambiental e à qualidade de vida e, por isso, convidamos a todos para conhecerem um pouco mais sobre elas. Confira as do mês de março.
21 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA FLORESTA
* Histórico .
O Dia Internacional da Floresta se comemora desde 1872.
A escolha da data se refere ao início da primavera no hemisfério norte, mas em especial também por um fato ocorrido ao norte dos Estados Unidos no estado de Nebraska, onde o agricultor e jornalista Julius Sterling Morton mobilizou a população local para consagrarem um dia em homenagem à árvore, e para reduzir a escassez de algumas espécies, cada pessoa foi instruída a plantar uma muda. Um fato que naquela época, século XIX já acontecia.
* Definição
.
Floresta pode ser definida como “espaços de formação extensa e densa, onde predominam árvores ou espécies de grande porte lenhosas, mata”, variam de acordo com a região, solo, clima e a água. Nela habitam inúmeras classes de vegetais e animais.
A FAO define floresta como “área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in situ. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano”.
* Principais impactos
Com a crescente industrialização, o crescimento das cidades e o aumento da população, cada vez mais as áreas naturais estão sendo destruídas e ocupadas. O desmatamento irracional causado pela ação do homem vem destruindo aceleradamente as florestas, causando diversos impactos, além de levar a temperatura á grandes variações, aumentar a erosão do solo e provocar a desertificação, o desequilíbrio dos ecossistemas e a extinção de espécies.
* Importância das florestas
As florestas geram múltiplos bens e serviços da maior relevância para o ambiente, para a economia e para a qualidade da vida dos cidadãos. Esses são denominados serviços ambientais ou ecossistêmicos.
Assim, as florestas são importantes por quê:
– funcionam como guarda-chuva e amenizam a ação da chuva sobre o solo;
– têm a função de quebra vento, protegendo ambientes;
– evitam a erosão do solo e os assoreamentos dos rios;
– conservam os recursos hídricos, regulam a vazão dos rios e minimizam as enxurradas e as enchentes;
– filtram e absorvem elementos tais como fósforo, potássio e cálcio, dispersos em processos agroflorestais;
– conservam a biodiversidade e os recursos genéticos;
– são habitats e refúgio para os animais silvestres;
– sequestram o gás carbônico (CO2) que é tóxico e liberam o oxigênio (O2);
– amenizam o aquecimento global e equilibram o clima no planeta;
– fornecem frutos, óleos, madeiras, fibras que resultam em alimento e matéria-prima para indústrias de diversos segmentos ;
– são espaços educacionais, recreativos e de ecoturismo, e
– formam paisagens de belezas cênicas.
* Ações de conservação
.
– Não cortar árvores ou plantas;
– desenvolver o bom senso a respeito ao meio ambiente;
– refletir acerca da importância das florestas para os seres vivos;
– estimular o senso de responsabilidade,
– plantar árvores para a formação de florestas.
Ao perceber a presença de incêndios em florestas, avisar imediatamente o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e a Defesa Civil.
21 DE MARÇO – INÍCIO DO OUTONO
O outono se inicia em 20 de março e vai até 20 de junho, sendo a estação de transição entre o verão e o inverno que apresenta algumas características, como a diminuição das chuvas, mudanças bruscas com temperaturas mais amenas. Outra característica bem marcante dessa época é a mudança da coloração das folhas das árvores, que passam a ter tons amarelados, castanhos e alaranjados. Isso ocorre porque as plantas estão se preparando para o inverno e com isso, muitas árvores podem perder as folhas durante o outono para enfrentar o frio. Algumas plantas como as quaresmeiras e as paineiras florescem nessa época, produzindo lindas flores, enfeitando a estação. Alguns animais como os pássaros migram para locais mais quentes, já se antecipando à chegada do inverno e alguns mamíferos comem mais do que o necessário a fim de “estocar” alimento para o período que ficarão hibernando, durante o inverno.
O outono é uma das estações mais bonitas, e é também o tempo da colheita de muitos produtos agrícolas, pois os frutos já se encontram bastante desenvolvidos.
A quaresmeira é uma das espécies que florescem nessa época. Veja imagem que ilustra a matéria.
22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA
* Histórico
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 e destaca a importância dos recursos hídricos, da água potável e do manejo sustentável. Este dia é destinado à discussão sobre os inúmeros temas relacionados a este precioso bem natural, pois cerca de apenas 0,008% da água é potável em nosso planeta, isto é, própria para o consumo.
A ONU divulgou também no dia 22 de março de 1992, um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, apresentando uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica dos governantes e da população para a questão da água.
Atualmente a água, ou seja, os recursos hídricos são gerenciados à nível de bacias hidrográficas e microbacias.
No município de Porto Ferreira há 14 microbacias, onde estão presentes centenas de nascentes de água.
* Definição
A água é uma substância química essencial à vida, à manutenção dos ecossistemas e ao desenvolvimento humano. Está presente no subsolo, no solo, no ar e nos seres vivos. É bastante abundante em nosso planeta, ocupando 72% da superfície, distribuída de forma heterogênea. É um líquido incolor e transparente, insípido e inodoro, composto de hidrogênio e oxigênio, de fórmula química H2O. É um solvente universal. Tem valor econômico e se não for usada de forma sustentável, pode faltar ou se tornar muito cara para o consumo humano.
* Principais impactos
Grande parte das fontes de água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, degradada e poluída pela ação predatória das pessoas. O excesso de lixo e sua destinação incorreta, o desmatamento, o desperdício, o uso de adubos químicos e agrotóxicos são uns dos seus principais problemas. Esta situação é preocupante, pois num futuro próximo, poderá faltar água para o consumo de grande parte da população mundial.
* Importância
Os recursos hídricos utilizados para múltiplos fins, tais como abastecimento industrial, irrigação, abastecimento doméstico, recreação e lazer, transporte e navegação, geração de energia elétrica e diluição de despejos.
O Parque Estadual de Porto Ferreira faz limite ao sul com o rio Mogi-Guaçú, à leste com o ribeirão dos Patos e à oeste com o córrego da Água Parada. A lagoa do Cerrado que dá origem ao córrego cachoeirinha nasce no interior do Parque.
* Ações de conservação
– Não jogar lixo nos rios e lagos;
– evitar o desperdiço;
– economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc);
– reutilizar a água em diversas situações;
– conservar e recuperar as matas ciliares e áreas de preservação permanente;
– respeitar as regiões de mananciais e
– divulgar conceitos ecológicos e práticas de conservação à amigos, parentes e outros.
Fonte: Biól. Andréia Luiza Baggio Rodrigues