Ontem (13.08.2014), um belo exemplar de nossa fauna foi encontrado morto na margem da rodovia Dep. Vicente Botta (SP-215), próximo ao Parque Estadual de Porto Ferreira.
Após averiguação, foi constatado que se tratava de um gavião-do-rabo-branco (Buteo albicaudatus).
A ave se encontrava sem nenhum ferimento aparente e provavelmente foi atingida por algum veículo que trafegava pela rodovia.
O que mais chamou a atenção dos funcionários do Parque Estadual de Porto Ferreira que recolheram o espécime, foi o tamanho das penas, que contribuem para a grande envergadura da ave: cento e quarenta e cinco centímetros, correspondente à envergadura de um humano adulto.
Esta espécie habita desde o sul dos Estados Unidos até a área central da Argentina, exceto o nordeste do Brasil.
A reprodução se inicia no final da estação seca e início da estação chuvosa, com a construção do ninho em árvores e postura de dois ovos em média.
A dieta desta ave é constituída de um grande número de espécies, mas são os ratos e gafanhotos os mais consumidos, o que torna a espécie útil para a agricultura.
Com informações de:
Ecologia Alimentar do gavião-do-rabo-branco Buteo Albicaudatus (Falconiformes:Accipitridae) no município de Juiz de Fora, sudeste do estado de Minas Gerais.
GRANZINOLLI, M. A. M. 2003.
Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-18052004…/pt-br.php