Nossa sociedade tem convivido com os extremos: enquanto alguns cidadãos exercem a cidadania e trabalham por um município melhor, outros agem contra a saúde e o ambiente.
A presença de lixo, entulhos e áreas queimadas continuam a ser notados em vários locais de Porto Ferreira.
A falta de cidadania, de consciência, agravado ainda pela certeza da impunidade fazem alguns cidadãos descartarem seus resíduos em qualquer lugar, até mesmo em áreas que estão recebendo investimentos públicos para o benefício do próprio cidadão.
Nas imagens, vemos entulhos de construção civil despejado no centro da cidade, no meio da rua como pode ser constatado ao lado do campo do Salgueiro.
Um outro local que também vem recebendo também lixo e entulho constantemente, é numa área onde está previsto a execução de um grande projeto urbanístico para a cidade: o “Parque Linear dos Grandes Lagos”.
Ali seriam estabelecidos lagos aproveitando as cavas de mineração de argila. O projeto prevê ainda, a recuperação da área degradada com jardinagem, construção de quiosques, estacionamento, quadras poliesportiva e pista de Cooper.
Mas, a cava de mineração está sendo preenchida com resíduos, impedindo a futura formação do espelho d’água previsto no projeto.
É recorrente ainda a deposição de resíduos na SP-328, em trecho ao fundo dos bairros Porto Seguro e José Gomes.
A fiscalização municipal, nem sempre consegue surpreender o infrator em flagrante, fato que encoraja os autores criminosos a descartarem os resíduos em qualquer lugar.