Nesta quinta-feira-feira, 11 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Cerrado – um dos biomas mais importantes do país e também um dos mais ameaçados do planeta, O Cerrado já foi descaracterizado em mais de 55%. A data foi instituída em 2003 por decreto do Presidente da República.
Presente em 13 estados, com mais de 200 milhões de hectares, o cerrado é a savana mais rica em biodiversidade do mundo. Segunda maior formação vegetal da América do Sul, ocupando um quarto do território brasileiro, é caracterizado por vegetação esparsa com árvores baixas, retorcidas e de casca grossa.
No Parque Estadual de Porto Ferreira encontra-se a vegetação de Cerrado onde foram identificadas 200 espécies de árvores, entre as quais o pau-terra, o barbartimão, o cinzeiro, o capitão-do-campo, a pimenta-de-macaco. Entre os animais estão o lobo-guará e o tamanduá-mirim que também circulam por outros ambientes.
Fragmentos de vegetação do Cerrado também podem ser encontrados em outros locais no município, inclusive no perímetro urbano da cidade.
As fotos que ilustram a matéria são de um fragmento localizado ao lado do Colégio Cooperativo, Unidade Aeroporto.