A iniciativa de divulgação de datas ambientais é do Parque Estadual de Porto Ferreira, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a temática ambiental, buscando o apoio à conservação da natureza.
04 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS E DA NATUREZA
Histórico
.
A data foi instituída em 1930, em homenagem a São Francisco de Assis, que era um protetor dos animais e faleceu no dia 4 de outubro de 1226.
A comemoração ganhou força a partir de 1978, quando a UNESCO criou também a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que declara que “os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem”.
Características e Importância
O frade católico São Francisco de Assis era um defensor da natureza, que estava sempre disposto a cuidar do meio ambiente e estimular seus seguidores a fazerem o mesmo. Esta lição vai muito além da religião. É impossível pensar em um mundo melhor no futuro se as mudanças não começarem a ser elaboradas agora. A ideia de comemorar o Dia Mundial dos Animais e da Natureza é um momento de reflexão e de colocar em prática as medidas necessárias para reduzirmos no planeta os impactos da humanidade, como, por exemplo, o consumismo e o descarte de diversos resíduos.
No município de Porto Ferreira, ainda resiste uma área significativa de natureza – o Parque Estadual de Porto Ferreira que conserva a biodiversidade e os recursos naturais.
04 DE OUTUBRO – DIA DO PAISAGISTA
Histórico
A data comemorativa foi instituída pela presidente da República, Dilma Rousseff, em maio de 2012, por meio da Lei nº 12.628 de autoria do deputado federal Jilmar Tatto.
Definição
É o profissional especializado para fazer a interpretação e leitura dos elementos arquitetônicos indispensáveis á elaboração do projeto de um jardim, ou mesmo de uma edificação de um espaço interno. O paisagista detém conhecimentos em: botânica, solos, fisiologia vegetal, fitopatologia (doenças das plantas) e dimensionamento e planejamento de espaços externos.
Características e Importância .
Um ambiente com plantas é tarefa árdua que deve ser planejada e administrada com mãos de maestro, onde entram em jogo elementos como forma, harmonia, cor, textura, beleza e técnica.
O paisagista é um profissional capacitado para efetuar projetos bem planejados, que transmitem seu jeito de viver e adaptam-se ao seu orçamento.
O trabalho do paisagista é realizado nas áreas externas e internas de uma edificação. Envolve muros, portões, caminhos de acessos, piscinas, decks, lagos, fontes, bancos, playgrounds, casas em árvores, painéis, floreiras, vegetação, iluminação, irrigação e vasos.
Ele programa ainda os jardins internos, sacadas, coberturas e vasos, integrando o homem á natureza.
Hoje o paisagismo se funde às construções. O verde exalta as formas, oculta as imperfeições, rompe a rigidez dos materiais, suaviza o dia a dia de trabalho.
04 a 10 DE OUTUBRO – SEMANA DE PROTEÇÃO Á FAUNA
A fauna tanto pode ser doméstica, constituída pelos animais domesticados pelo homem, como também pode ser silvestre, constituída pelos animais que vivem livres, soltos na natureza.
O Brasil é um país rico em biodiversidade e a maior parte das espécies é endêmica, ou seja, ocorrem somente aqui. São mais de 515 espécies de anfíbios (294 são endêmicas), 468 de répteis (172 endêmicos), 524 de mamíferos (131 endêmicas), 1.622 de aves (191 endêmicas), cerca de 3 mil peixes de água doce e grande diversidade de insetos.
Entre os benefícios dos animais, citamos o equilíbrio da natureza através da cadeia alimentar e do controle biológico – onde falta 1 predador, a presa se prolifera e pode se tornar uma praga. A polinização das flores e a dispersão natural de sementes são ainda tarefas de insetos, aves e mamíferos.
Ao longo de várias décadas, o ser humano vem sendo a maior ameaça à biodiversidade, principalmente a partir do momento que acharam que a natureza estava à sua disposição para ser explorada.
O desmatamento, a construção de hidrelétricas, a instalação de indústrias e outras ocupações desordenadas estão entre as principais ameaças à conservação da fauna. O tráfico de animais silvestres é também impactante e calcula-se que 12 milhões de animais são retirados de forma ilegal por ano de seus hábitats. Dentro desta estatística, para cada animal vendido nove morrem.
Para conservar a fauna e seu hábitat, são tomadas algumas medidas como a criação de Unidades de Conservação (UC) e de Parques Ecológicos, Zoológicos e Criadouros. Pesquisas científicas também colaboram com o conhecimento e a conservação da fauna.
A Semana da Proteção à Fauna deve ser lembrada, porém o ato de proteção não deve ser restrito apenas a essa semana e sim em todas as situações e praticada todos os dias; pois a sua preservação é fundamental para mantermos a qualidade de vida do planeta, e o mais considerável: a própria vida na Terra.
No caso de qualquer pessoa ser testemunha de tráfico e/ou maus tratos de animais, cortes de árvores, despejo de lixo, queimadas, ocupação do entorno da UC e desvio dos rios deve denunciar ao IBAMA ou órgãos responsáveis em sua cidade – Polícia Ambiental ou Polícia Militar.
05 DE OUTUBRO – DIA DA AVE
Histórico
Foi instituído pelo Decreto nº 63.234, de 12 de setembro de 1968, assinado pelo então Presidente Artur da Costa e Silva e fixava o dia 15 de setembro como “Dia da Ave”.
Esse Decreto foi revogado pelo Decreto 9.675, de 03 de outubro de 2002 assinado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso no qual transferia a data para o dia 5 de outubro. Além disso, o documento definiu o Sabiá como símbolo do “Dia das Aves” é a Ave Nacional do Brasil.
Definição
Aves são animais vertebrados, bípedes, ovíparos, com respiração pulmonar, sangue quente, corpo coberto de penas, presença de bico córneo e desprovido de dentes. Os membros posteriores servem-lhe para andar e os anteriores, ou asas, para voar.
Características e Importância
O Brasil é o terceiro país do mundo em variedade de aves. Há décadas, muitas espécies de aves vêm sofrendo grandes impactos, como o tráfico de animais silvestres, o desmatamento de grandes florestas e a perca do seu habitat natural.
O número de aves nas cidades tem aumentado cada vez mais. Os programas de arborização urbana e pessoas têm plantado mais árvores em suas casas e ruas, isto é um enorme atrativo para aves de inúmeras espécies que vem atrás de alimento, como frutas e sementes.
As aves são excessivamente necessárias ao equilíbrio ecológico.
Além da beleza de sua plumagem e de seu canto, as aves exercem papel no controle biológico, pois ajudam no controle das pragas que atacam as plantações e as cidades. Polinizam flores e espalham sementes, auxiliando na reprodução das plantas e servem como ótimos indicadores da qualidade dos ambientes.
Como fonte de proteína, várias aves domésticas, como galinhas, perus, faisões e codornas são aproveitadas há anos na alimentação humana.
O Parque Estadual de Porto Ferreira abriga mais de 186 espécies de aves, dentre elas, siriema, tucano, jacupemba, sabiá, maria-faceira, gralha-picaça. O urubu-rei, jaó e papagaio-verdadeiro também ocorrem e estão na lista das espécies ameaçados de extinção do estado de São Paulo.
Ações de Conservação e Proteção
• Não comprar e comercializar animais silvestres;
• Não manter animais em cativeiro;
• Evitar adquirir produtos poluentes, cujo refugo não seja biodegradável e preservar áreas verdes;
• Plantar árvores e arbustos frutíferos;
• Plantar e manter em seu quintal ou sítio, plantas, arbustos e árvores frutíferas para que as aves possam utilizar para comida e abrigo;
• Não colete todas as frutas, deixe algumas para as aves e insetos. Muitos pássaros incluem em sua dieta alimentar estes insetos que são atraídos pelas frutas maduras.
DIA 12 DE OUTUBRO – DIA DO MAR
O mar ocupa cerca de 71% da superfície do planeta. É habitat de milhares de espécies e muitas são fontes de alimento.
Os ecossistemas marinhos têm riqueza genética e representa um imenso potencial pesqueiro, biotecnológico, mineral e energético. Estes recursos devem ser classificados patrimônio natural e econômico do país e não devem ser desperdiçados através da degradação ambiental e da exploração excessiva a ponto de comprometer a sustentabilidade a médio e à longo prazo.
Como é um dos maiores habitats o mar é pouco conhecido, no entanto suas belezas são divulgadas nos diferentes meios de comunicação.
Autoria: Andreia Luiza Baggio Rodrigues e Sonia Aparecida de Souza