Multas aplicadas somam R$ 12 mil; a maioria dos animais foi devolvida à natureza, mas alguns precisam de reabilitação
Uma ação da Operação Impacto/SP Sem Fogo, realizada na última sexta-feira (12) no distrito de São Pedro dos Morrinhos, em Tambaú (SP), resultou no resgate de 15 aves da fauna brasileira que eram mantidas ilegalmente em cativeiro. Entre as espécies encontradas, estava o bicudo, animal ameaçado de extinção, além de trinca-ferro, papa-capim, canário-da-terra, curió, pintassilgo, coleiro-do-brejo e maritacas.
As multas aplicadas ao responsável pela criação irregular somam R$ 12 mil. Do total de aves resgatadas, 13 foram devolvidas à natureza imediatamente, por apresentarem condições de sobrevivência. Duas maritacas ficaram sob depósito cautelar – ou seja, passarão por avaliação e reabilitação antes de serem soltas.
As gaiolas onde os animais estavam presos foram destruídas pelos policiais. Além das penalidades administrativas, o infrator poderá responder criminalmente por crime ambiental.
A operação reforça o alerta sobre a gravidade de manter animais silvestres em cativeiro – prática que, além de crime, contribui para o desequilíbrio ecológico e o risco de extinção de espécies.