Acumulado do mês é o mais baixo desde 2020; abastecimento segue regular e uso consciente é reforçado
Porto Ferreira registrou em outubro de 2025, o menor volume de chuva dos últimos cinco anos. De acordo com o monitoramento pluviométrico realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, o volume acumulado no mês foi de 88 milímetros, valor inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 192 milímetros. O índice atual é o mais baixo para o mês desde 2020, quando foram registrados 56 milímetros.
Apesar da redução observada em outubro, o volume acumulado de chuvas entre janeiro e outubro de 2025 chegou a 886 milímetros, número superior ao do mesmo período de 2024, quando o total foi de 820 milímetros.
A BRK reforça que o abastecimento de água no município segue normal e que realiza o monitoramento contínuo dos mananciais e das condições hídricas da região, com o objetivo de antecipar ações e garantir a segurança hídrica da população.
“O acompanhamento constante das condições dos mananciais e o planejamento preventivo da concessionária são fundamentais para assegurar a regularidade do abastecimento. Mesmo com a redução das chuvas em outubro, o cenário segue estável. Ainda assim, é essencial que a população mantenha o uso consciente da água, especialmente neste período de menor incidência de chuvas”, destaca Marcel Feres, coordenador de operações da BRK.
A concessionária reforça que o cenário atual exige atenção e o consumo responsável é indispensável para garantir o equilíbrio dos sistemas de abastecimento. A população pode acessar dicas e orientações, além de acompanhar as condições dos mananciais da cidade, no site da campanha Jogando Junto pela Água, atualizado semanalmente: www.jogandojuntopelaagua.com.br.
Nathalia Vanderley Lopes – Comunicação – Regional SP







