A “festa italiana de Santa Rita”, como é conhecida em Porto Ferreira, recebe sempre a visita de muitos ferreirenses e de visitantes de toda região, que lá desfrutam de uma boa música italiana, danças e comidas típicas.
As barracas são mantidas por clubes e organizações assistenciais e religiosas da cidade, e cada uma se especializa em um tipo de prato (pizza, espaguete, caneloni, lasanha, frango com polenta, etc), não podendo faltar o vinho.
Fred Rovella mais uma vez animará a festa, pois é figura obrigatória nas mais importantes festas italianas do Brasil. Seu show é composto de uma seleção italiana que reúne os imortais sucessos do passado, sucessos de ouro e as grandes tarantelas. Além de divertido, os quadros do show sempre apresentam bailarinos e bailarinas com trajes alusivos às diversas regiões da Itália. Suas apresentações serão a partir das 21:00 horas.
Toda a nossa região recebeu uma grande quantidade de imigrantes italianos que vieram trabalhar na cultura do café e substituindo a mão de obra escrava. Com o tempo foram para as cidades e puderam usar as habilidades que trouxeram da Itália, contribuindo muito para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do país.
Na época da imigração as condições eram muito difíceis na Itália, como podemos ver pela resposta de um italiano a um Ministro de Estado de seu país, a propósito das razões que estavam ditando a emigração em massa:
“Que coisa entendeis por uma nação, Senhor Ministro? é a massa dos infelizes?
Plantamos e ceifamos o trigo, mas nunca provamos pão branco.
Cultivamos a videira, mas não bebemos o vinho.
Criamos animais, mas não comemos a carne.
Apesar disso, vós nos aconselhais a não abandonarmos a nossa pátria?
Mas é uma pátria a terra em que não se consegue viver do próprio trabalho?”
Outras interessantes informações poderão ser encontradas no site “www.imigrantesitalianos.com.br”.
Programação da festa
Dia 16 – sexta-feira – às 20:00 horas – Abertura Oficial na praça Poeta Mário Mattoso com a banda musical “Zéquinha de Abreu” e o “Coral Prof. Octávio Bueno de Camargo”
Dia 17 – sábado – às 19:00 horas – Missa italiana na Capela da Aparecidinha com a presença do “Coral Prof. Octávio Bueno de Camargo”
Dia 18 – domingo _ às 19:00 horas – Apresentação do musical “Camerata Darcos”
Fred Rovella e banda se apresentarão todos os dias a partir das 21:00 horas.