O Circo Venegas chegou esta semana a Porto Ferreira. E traz consigo uma novidade: é a primeira companhia integrante de uma parceria que visa o resgate da arte circense, além de contribuir com projetos sociais do município.
O chefe da Divisão Municipal de Cultura, Marco Antônio Riolino, explica que as dez cidades que integram o Elo Cultural do Vale do Moji, incluindo Porto Ferreira, negociaram desde 2009 um projeto nesse sentido com a Associação Brasileira de Circo e a Cooperativa Paulista de Circo. O objetivo era regularizar a vinda deste tipo de espetáculo para as cidades integrantes do Elo. “A qualidade de algumas companhias que por aqui passaram era discutível, fazendo com que a arte circense, tão apreciada no mundo inteiro, ficasse até um pouco mal vista”, comenta Riolino.
Os detalhes foram acertados numa reunião com Bel Toledo, diretora da Cooperativa Paulista. Sendo assim, ficou definido que as cidades do Elo receberão somente as companhias cadastradas na entidade estadual. Em contrapartida, os circos promoverão oficinais culturais e ajudarão os projetos sociais de cada município, com a arrecadação de alimentos como ingresso nos espetáculos, por exemplo, e a distribuição de entradas gratuitas a estudantes carentes.