Logo cedo, na área de lazer João Ferreira em Porto Ferreira, podia-se perceber um grande número de pessoas à espera dos ônibus para transporte rumo à Cachoeira de Emas, para participar do 17º Passeio Ecológico Cachoeira de Emas.
Além de veículos particulares, dois ônibus disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Porto Ferreira fizeram o transporte dos participantes até Cachoeira de Emas.
Várias embarcações também seguiram em direção à Cachoeira de Emas para dar apoio.
Ainda em Pirassununga, foi feito um concurso para premiar com troféus a “Maior Equipe Uniformizada” e a “Embarcação Mais Criativa”. Todos os integrantes da “Maior Equipe Uniformizada” estavam com camisetas iguais, alusivas ao Passeio de Bóias.
“É Deus no céu e nóis no Corcel” ganhou o troféu da “Embarcação Mais Criativa”, e pode ser visto na galeria de fotos. O troféu da “Maior Equipe Uniformizada” ficou com a Equipe Bob Marley, da Vila Santa Fé, de Pirassununga.
As bóias foram lançadas n’água aproximadamente às 09 h. no Clube de Pesca de Pirassununga. Cerca de 800 pessoas participaram do percurso até a área de lazer João Ferreira, de 17 km, que durou aproximadamente 04h15min.
Enquanto as bóias desciam, com os participantes bem humorados, uma grande movimentação de pessoas ocorria próximo à ponte velha de Porto Ferreira, mesmo sob um sol escaldante.
A barraca beneficente do Solar dos Jovens de Ontem foi instalada no local e, com sua equipe de abnegados colaboradores, ajudou a suprir as necessidades de consumo das pessoas com bebidas e salgados.
Patrocinadores do evento em Pirassununga, também estiveram no local distribuindo sacolas de papelão para acondicionar os descartáveis, contribuindo também para a conscientização ambiental e a limpeza da área.
O Grupo Ecológico Viva Mogi de Pirassununga promoveu o evento. A coordenação em Porto Ferreira esteve a cargo da Associação dos Canoeiros de Porto Ferreira, presidida pelo geólogo Sérgio Antonini.
As prefeituras de Pirassununga e de Porto Ferreira apoiaram a organização do evento.
A estrutura de apoio disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, teve a presença da Guarda Municipal, funcionários da defesa civil, caminhão pipa e ambulância.
Segundo os participantes, não houve nenhum incidente no passeio de bóias, como ficou conhecido e evento.