A ferreirense Auzinda Américo da Silva, aos 90 anos (e dois meses), tornou-se comentada nos meios musicais.
Auzinda, leitora assídua do Folhateen, caderno da Folha de São Paulo para adolescentes, inscreveu-se no concurso cultural da banda My Chemical Romance. Junto com outros dez ganhadores, levou o CD “Danger Days”, uma camiseta e uma palheta do grupo.
Na resposta: “Em dias perigosos, precisamos preservar a nossa língua”. Segundo Auzinda, “em boca fechada não entra mosquito, então temos de ter cuidado com o que falamos”.
A reportagem da Folha esteve em Porto Ferreira entrevistando a ganhadora e ressalta que ela é aberta a novas experiências musicais, e que quando moça sempre ia aos bailes de suingue e foxtrote. “Música boa é para dançar”, diz Auzinda.
A ganhadora ferreirense não conhecia a banda My Chemical Romance, mas achou o texto interessante e enviou uma cartinha para os organizadores do concurso.
“É moderno o som, né?”, pergunta Auzinda Américo da Silva. Aos 90 anos (“e dois meses”, frisa), ela não confunde saudade com nostalgia. Está aberta a novas experiências musicais.
Do disco, Auzinda gostou de “Sing”. “Ele parece estar feliz cantando”, diz. Também elogiou “Vampire Money” e prometeu ouvir o disco todinho, “apesar de não entender inglês”. “Na minha época, a gente aprendia francês e latim”, diz, rindo.
Auzinda Américo da Silva pertence a tradicional família ferreirense ,e também escreve poesias, sendo ganhadora do Concurso realizado em 1995 pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Ferreira, com a poesia “As Trilhas do Progresso”, quando o município comemorava os seus 100 anos.
Veja a reportagem da folha/UOL acessando: http://www1.folha.uol.com.br/folhateen/877707-vovo-do-rock-ganha-concurso-do-my-chemical-romance.shtml
Foto: Gabo Morales/Folhapress