O Pinto do Meio Dia abre oficialmente o Carnaval de Pirassununga no dia 5 de março, sábado ao meio dia, na praça Conselheiro Antonio Prado. O ‘Pinto’ não desfila. Seus foliões se reúnem ao meio dia na praça central, para aguardar a chegada do Rei Momo e da Rainha, que trazem consigo o boneco símbolo da agremiação.
No mesmo dia, às 13 horas, os foliões que superlotam a praça central recebem o Bloco Perereca Dá Uma. O grupo surgiu em 2004, por iniciativa de um grupo de associados da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil de Pirassununga. Mas foi em 2005 que o Perereca mostrou por que veio.
O Pinto do Meio Dia
O Bloco Pinto do Meio Dia, que completa 18 anos neste carnaval, surgiu por iniciativa da foliã Ana Bonfim, 77 anos, para fazer companhia a Rainha e ao Rei Momo todos os anos na abertura do Carnaval de Pirassununga.
Coincidência ou não, após o aparecimento do Pinto do Meio Dia outros “Pintos” vieram ao mundo. Um deles, o Pinto da Madrugada, de Maceió-AL, completou 10 anos em 2010. A Rede Globo, através da filiada EPTV, durante o carnaval, mostrou inúmeras vezes nas emissoras que compõe sua rede – uma delas em Maceió – a manifestação do Pinto do Meio Dia de Pirassununga, como preito dos paulistas do interior ao Galo da Madrugada. O filhote do ‘Galo’ parido em Terra Curimbatá teria provocado o nascimento de outros “Pintos” por aí?
A dona do Pinto
Ana Bomfim viveu a infância e adolescência em meio aos maracatus, caboclinhos e troças carnavalescas de Recife, sua terra natal. “O ‘Pinto’ começou bem pequenininho, com poucos foliões. Agora, ao completar 18 anos, o ‘Pinto’ cresceu e neste carnaval vai ficar ainda maior”, disse a carnavalesca, que espera reunir mais de 4.000 foliões na região central da cidade.
Perereca Dá Uma
“Se o ‘Pinto’ nasceu pra receber as Majestades do Carnaval, o ‘Perereca’ surgiu para fazer companhia ao ‘Pinto’, explica Heraldo Nicolau da Silva, presidente e um dos fundadores do bloco.
Em 2011, o Bloco Perereca Dá Uma comemora 8 carnavais e vem crescendo a cada ano.
Seus integrantes, com camisetas oficiais, participam todos os anos da “Carreata da Corte do Carnaval de Pirassununga”, a bordo do “Trem da Alegria”, pelas ruas centrais, escoltando o Rei e a Rainha.
“Temos bateria e música próprias”, conta o presidente Heraldo. Após a chegada do grupo, a Jota Junior Banda Show, de Pirassununga, contratada pela Prefeitura para animar os bailes carnavalescos da cidade, abre espaço para a apresentação do samba do Perereca Dá Uma.
Fonte: O Movimento e Piracema FM
Foto: Internet