No último sábado (26/02) teve início oficialmente o Carnaval de Porto Ferreira, que este ano homenageia José Américo da Silva, presidente do Bloco do Boi (Boizão) – o mais tradicional do Carnaval de rua da cidade e região – com a realização do Carnaval da Saudade. O evento, realizado no coreto da praça Cornélio Procópio, foi marcado por homenagens e apresentação do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2011. Salvador Tomaiolo Júnior é por mais um ano o Rei Momo, e Carina Gabriela Fioco a nova rainha, que substitui Gleice Valadão.
Receberam homenagens os foliões Apparecido Affonso Espírito Santo, Cassiano Ricardo Marin da Silva, José Roberto da Silveira Arruda, Evandro Oliveira, Francisco Oscar Valadão, Iracema Maestrello, José Altibano Revelli, José Francisco, José Luiz Mantovani, José Valter Ferreira dos Santos, Marcio Antônio Barroso Carrera, Olamiro Euflausino, Rogério Henrique da Silva e Flávio Marcos Pereira. Além de uma homenagem póstuma a José Américo da Silva.
Blocos
Os tradicionais blocos iniciaram as atividades há quase 1 mês para o Carnaval 2011. Os QGs (quartéis generais) já estão instalados e prontos para receber adeptos.
O Bloco do Boizão se instalou este ano na avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, esquina com a Ângelo Ramos (antigo posto Nacional ou posto do Agenor). Sai às ruas no domingo, segunda-feira e no desfile oficial na terça-feira.
Na mesma avenida, no número 71, está o bloco da Criola (sic), que participa somente do desfile oficial.
O Infanto Juvenil montou sua estrutura na rua João Procópio Sobrinho, esquina com a Coronel Procópio de Carvalho. A exemplo do Boizão, sai às ruas no domingo, segunda-feira e confirmou presença no desfile na terça-feira.
Outro bloco de tradição é o Inimigo Meu, que este ano sairá da rua São Sebastião, 187, a partir deste sábado. Também participa do desfile.
O Broco do Burro (sic) é o que faz o Carnaval de Rua de Porto Ferreira começar mais cedo, ou seja, na quinta-feira, e seu QG está instalado à rua Dona Balbina, 39. Depois de agitar o Carnaval na quinta e sexta-feira, com o apoio da bateria do Infanto, volta às ruas somente no desfile oficial.
Com 4 anos de tradição, o Bloco do Boi Verde é uma atração a mais no Carnaval de rua, arrastando grande multidão. Seu QG está instalado à rua Coronel João Procópio, 87, Centro, ao lado do Hotel Cheffer.
Além destes locos tradicionais, outras dezenas, de menor porte, e fantasias individuais participam do desfile oficial.
O Bloco da Vaca, com participação desde 1975 no Carnaval de rua de Porto Ferreira, este ano adotou um sistema diferente dos outros anos. O bloco com sua bateria não sairá às ruas. A diretoria optou por participar nas dependências do Clube de Campo das Figueiras.
Fonte: AECI