A Divisão Municipal de Cultura informa que neste sábado (28/05), às 20 horas, no Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro (antiga Fepasa), será encenada a peça “A Volta do Malandro”, com entrada gratuita.
Completando 21 anos, o grupo Claque escolheu trabalhar na montagem que é uma adaptação do texto de 1978 de Chico Buarque, “A Ópera do Malandro”, um texto que agrega um conjunto de críticas à realidade brasileira que, apesar de seus 33 anos, permanece ainda bastante atual.
O espetáculo foi dirigido nos palcos pela primeira vez pelo renomado diretor José Celso Martinez Correa. Em 1986 o texto ficou famoso com o filme de mesmo título, dirigido por Ruy Guerra e estrelado por Ney Latorraca, Edson Celulari, Cláudia Ohana, Cláudia Jimenez, Elba Ramalho, entre outros.
O texto de Chico Buarque foi ainda inspirado no clássico de 1728 “Ópera dos Mendigos”, de John Gay, e no musical de 1928 “A Ópera dos Três Vinténs”, de Bertold Brech e Kurt Weill.
Assim como o texto original, a apresentação é uma obra do gênero musical, ambientado num cenário de discussão de poder do dinheiro e da corrupção na sociedade. Porém, a adaptação trouxe um toque de humor bastante peculiar ao texto.
O espetáculo de 1h45 de duração é bastante dinâmico. Os atores interagem com o público em diversas partes da encenação e o grande destaque fica ainda por conta da releitura de músicas como “A Volta do Malandro”, “Las Muchachas de Copacabana” e “Geni e o Zepelim”.
Ficha Técnica
Direção geral: Mussa Daniel.
Direção de coreografia: Flávio Rodrigo.
Direção musical: Graziela Zorzenon.
Figurino e Maquiagem: Monique Lopes.
Cenografia e iluminação: Flávio Rodrigo e Mussa Daniel.
Adaptação: Mussa Daniel e Flávio Rodrigo.
Assessoria de Imprensa: Nathália Assumpção.
Assistente: Marcela Marcucci.
Produção: Centro de Pesquisa Teatral Claque.
Elenco: Aline Salomé, Amanda Stefani, Caroline Maciel, Daiane Zorel, Daniel Mendes, Érika Ramos, Filipe Claudiano, Flávia Andrade, Flávio Rodrigo, Giovanna Honda, Gustavo Lussari, Milu Carvalho, Monique Lopes, Nathália Assumpção, Nathália Rilko e Rafael Pereira.
Apoio Cultural: Prefeitura de Araras, Rede de Supermercado Tiradentes; MDG3D Comunicação Visual e Varitus Nota Fiscal.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicações da Prefeitura de Porto Ferreira