Um grupo de motociclistas de Porto Ferreira; composto por Dr.Ulisses e sua esposa Tatiana, Murilo e Rafaela, Anderson e Naira, Leandro e seu filho, Neno do Magos Motorcycles MC e Adão do Cafagestes MC; esteve no “Domingo Aéreo 2011 da AFA” em Pirassununga no último final de semana.
Foram momentos de muita alegria e companheirismo entre os participantes, além disso o grupo teve a oportunidade de ver um grande evento que associa diversão e conhecimento da história da Força Aérea Brasileira.
Um pouco de história
A da Academia da Força Aérea de Pirassununga está intimamente ligada à história da Força Aérea Brasileira. Falar da Academia, sem falar da história da FAB, seria deixar uma lacuna impreenchível no passado da formação dos oficiais da Aeronáutica.
A ideia de criar a Força Aérea remonta a I Guerra Mundial, quando coube à Marinha tomar a iniciativa de organizar o primeiro núcleo militar de aviação do Brasil. Estava, pois, dado o primeiro passo. Pelo Decreto no 12.167, de 23 de agosto de 1916.
A inauguração oficial da Escola de Aviação Militar ocorreu no dia 10 de julho de 1919. Os aviões da Escola, vindos para o Brasil em 1919 e 1920, eram franceses, da I Guerra, da marca Nieuport e Spad 84 “Herbermont”.
Em 23 de janeiro de 1942, foi designada uma comissão de oficiais aviadores, com a finalidade de escolher um novo local, para a construção da nova Escola de Aeronáutica. A escolha de Pirassununga decorreu das excepcionais características topográficas da área oferecida (o local denominava-se Campo Alto, a leste da cidade).
Texto de Cesar Montagna
Veja mais imagens acessando na estação fotos do site: http://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2011/08/10/domingo-aereo-2011-na-academia-da-forca-aerea-de-pirassununga-cesar-montagna/