Na última quarta-feira, 18 de janeiro, 1280 estudantes entre 9 e 11 anos da rede pública de ensino, conheceram o Parque da Serra do Mar, em Cubatão, o Morro do Espia, em Iguape, a Plataforma de Pesca – em Mongaguá, e o Projeto Tamar, em Ubatuba. A descoberta de novos lugares e as emoções que estão sendo vividas nesta semana por meio do Turismo do Saber continua. Hoje, a garotada conhece mais uma praia e, depois, passeiam por pontos turísticos das cidades em que estão hospedadas.
Ao todo são 32 delegações, Porto Ferreira está entre elas, formadas por 40 meninos e meninas. Esses grupos estão hospedados em escolas de 15 municípios do litoral paulista, conhecendo pessoas e lugares completamente novos..
O programa conta ainda com ônibus para levar as crianças, alimentação, material pedagógico, camiseta de uniforme, monitores capacitados pelo Estado e policiais para acompanhar a viagem de cada uma das delegações. A ideia é proporcionar aos pequenos o turismo pedagógico unindo cultura, vivência social e lazer.
“Estamos incluindo essas crianças socialmente por meio do turismo. Na volta, cada uma delas poderá compartilhar suas descobertas e novos conhecimentos com seus familiares, amigos do bairro e da escola”, conta o secretário de Turismo do Estado, Márcio França. E completa: “nosso litoral, bem como o interior, é rico em belezas naturais e histórias. E essas crianças sairão dessa experiência com os olhos abertos para enxergar de uma forma mais completa os atrativos de cada lugar e, consequentemente, do Estado de São Paulo”.
O Turismo do Saber é promovido pela Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima/CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisa de Administração Municipal) e a Secretaria da Educação. O programa acontece até sexta-feira, dia 20 de janeiro.