Jeepeiros de Porto Ferreira, Santa Rita, Casa Branca e Pirassununga saíram de Santa Rita do Passa Quatro, no último domingo, dia 15 de janeiro, e rumaram ao distrito de Santa Eudóxia, para visitar uma exposição de carros, motos e jeeps antigos.
Após a visita almoçaram no Restaurante Rural Dom Mineiro. O proprietário José Augusto Pereira, que é um bom cozinheiro, também é escritor e historiador daquela região.
Logo após o almoço, numa breve palestra, ele contou um pouco da história de Santa Eudóxia. Explicou que a fazenda de Santa Eudóxia foi formada principalmente por descendentes de imigrantes vindos da Europa no período pós-abolicionário. Os imigrantes europeus tomaram lugar nas fazendas de café da região trazendo práticas e valores de suas terras natais.
A Fazenda Grande (Santa Eudóxia) e a Fazenda Figueira Branca formaram várias colônias em suas propriedades. A mudança de proprietários e a crise do café a partir de 1920 significaram a readaptação desses imigrantes aos novos tempos, e novas culturas se desenvolveram desde então.
José Augusto mostrou livros de registros dos imigrantes que vieram para o Brasil, com os sobrenomes, nomes, datas de chegada ao Brasil, os locais e outras informações.
Quem estiver interessado em conhecer as origens é só ir até ao Restaurante Rural, saborear uma comida mineira, e fazer as pesquisas nos enormes livros de registros.
Veja mais imagens do passeio acessando http://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2012/01/19/jeepeiros-da-regiao-em-santa-eudoxia-na-exposicao-de-antigomobilismo/
Texto de Cesar Montagna