A história da imigração italiana no Brasil nasce do sonho dos imigrantes de encontrar na América a terra aonde reconstruir suas vidas. Uma história construída à base de muita força de vontade, perseverança, determinação, esperança, alegria, fraternidade e união familiar.
A partir de 1852 e durante o período da imigração, 728 famílias italianas escolheram Pirassununga para iniciar vida nova. Elas trouxeram sua culinária, seu jeito expansivo de ser, a tradição de rezar e festejar seus costumes, as festas populares e religiosas, que traduzem a cultura popular, a linguagem do povo, tudo que vem dele e de sua alma.
Mais de 70% da população pirassununguense é de origem italiana.
Inspirada nesse legado, a Prefeitura Municipal instituiu no ano de 2009, o Fest’Italia – Festival da Cultura Italiana de Pirassununga – visando resgatar, preservar e divulgar as tradições culturais, gastronômicas, religiosas e familiares de seus antepassados às gerações atuais e futuras.
O Fest’Itália atrai turistas de diversas partes do país, ajuda entidades assistenciais e filantrópicas, o Fundo Social de Solidariedade de Pirassununga, através de seus parceiros profissionais, gera empregos diretos e indiretos, mobiliza o comércio, hotéis, pousadas, áreas de lazer, atividades e serviços.
Cada uma das cantinas do Fest’Itália representa uma região da Itália. Durante os quatro dias de festa, o público terá a chance de saborear os mais deliciosos pratos da gastronomia italiana.
Todos os shows do Fest’Itália são gratuitos. De quinta-feira a domingo, passarão pelos palcos da festa Jerri Adriani, Banda Santa Vitória, Banda Felice Itália e os Tenores Brasileiros Armando Valsani, Nino Valsani e Francisco Romanelli, Grupo Finestra Del Cuore, Generations Banda Show, Demônios da Garoa, Fred Rovella & Banda Show, Perla, Banda Barril de Chopp, Banda Volare, Ivano Italianissimo e Banda Santa Fé. Acompanhe a programação na estação “eventos” do site.
Italianos produziram a pinga que deu fama a Pirassununga
Conhecida como a “Capital Mundial da Caninha”, Pirassununga deve aos imigrantes italianos a fama de produzir uma das pingas mais apreciadas dentro e fora do Brasil. Logo que se instalaram no município, os imigrantes italianos conseguiram apurar em seus pequenos alambiques, um padrão inigualável da bebida.
Em qualquer canto deste país, a cachaça é o produto que mais identifica Pirassununga.
No passado, essa fama já atraia os governadores de São Paulo, Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto e Adhemar Pereira de Barros e o presidente da República Jânio da Silva Quadros, que adorava uma “birita”. Eles estiveram várias vezes em Pirassununga para degustar a bebida direto da fonte, em nossos alambiques.
O 4.º Fest’Italia – Festival da Cultura Italiana de Pirassununga acontece de 13 a 16 de setembro, no Centro Cultural de Eventos Dona Belila. De carater beneficente, o evento é uma realização da Prefeitura Municipal. Mais de 80 mil estão sendo esperados nesta edição da festa.