O Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Porto Ferreira divulgou a programação do Projeto Ponto MIS para o mês de novembro de 2012. Um curta, um longa metragem e a oficina “Luz Câmera e Educação” fazem parte da programação.
O Ponto MIS leva sessões de cinema gratuitas a diversos municípios de São Paulo, promovido mensalmente pelo Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, numa parceria com o Departamento Municipal de Cultura e Turismo.
As exibições acontecem no Anfiteatro Izaltino Casemiro (avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz – Centro Cultural Fepasa, Centro). Em novembro as sessões serão nos dias 13 e 19 (terça e segunda-feira) a partir das 19h30.
Confira a programação:
A hora vagabunda (direção Rafael Conde, 1998, 17 minutos)
Um dia na vida de um jovem cineasta em conflito com sua arte. Ele sabe que os obstáculos para realizá-la são muitos e que a cidade é apenas um deles. Mas ele não vai desistir sem pelo menos se insubordinar…
Elenco: André Brasil, Cynthia Falabella e Luiz Fireball.
Classificação: 12 anos
Gênero: Ficção
Subgênero: Aventura
Virando o Bicho (Direção: Alexandre Carvalho / Silvia Fraiha, 2012, 75 minutos)
Virando Bicho é um documentário sobre o sistema de ingresso dos jovens brasileiros nas Universidades. Com uma visão bem humorada e realista o filme acompanha a vida de seis jovens que estão se preparando para os diversos exames que antecedem o ingresso nas Universidades. Nosso universo são os cursos preparatórios de diferentes faixas sociais a fim de investigar as dificuldades dos jovens brasileiros de alta, média e baixa renda para ingressar numa boa Universidade. O filme também mostra a difícil realidade dos jovens que pertencem a algumas minorias, como os índios, que vivem afastados dos grandes centros. Através do depoimento e da rotina desses jovens e das entrevistas com educadores o filme mapeia questões vitais para compreender a sociedade brasileira. Os depoimentos são entrelaçados pelas aulas dos professores que muitas vezes dissertam em sala de aula assuntos inerentes à própria discussão que o filme fomenta.
País de Origem: Brasil
Gênero: Documentário
Classificação: 14 anos
Estúdio/Distrib.: Fraiha Produções
• Elenco: Ana Deise de Souza, Carolina Fairbanks, Erick Rocha, Olivia Zanetti, Renan Campari e Samara Viana
Oficina: Luz, Câmera e Educação, com Anderson de Lima Silva
Envolvidos diretamente na concepção e produção de um curta, os jovens desfrutarão de um contato direto com os equipamentos de um filme, participando efetivamente de todos os processos de criação, do roteiro à exibição.
São oferecidas 20 vagas, a partir de 14 anos. O curso terá inicio às 13 horas no dia 10 de novembro (sábado), com duração de 4 horas. Inscrições estão sendo feitas na Casa da Cultura Elias dos Santos ou pelo telefone 3585-5700.