O tradicional Bloco do “O Boi” já está com seu QG (Quartel General) aberto desde sexta-feira (11), na esquina da rua Mathias Cardoso com a avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz.
A Diretoria do bloco convida a todos para participarem das atividades, ensaios e preparativos para o desfile de Carnaval.
História
O Carnaval é praticado em Porto Ferreira desde o início do século passado (1900). Os mais animados habitantes da cidade saíam pelas ruas e se divertiam jogando, uns nos outros, água, farinha, pó de mico, etc.
Em 1934, o Carnaval de rua apresentou pela primeira vez as “Correrias do Boi”, inspiradas no Bumba-Meu-Boi do folclore nordestino. Nasceu pelas mãos dos ferroviários Florisbelo David, Coimbrão, Picolino, Sai-cedo, Leodobino, Antonio Martins, José Américo Filho e outros. Eles confeccionaram o primeiro boi no pátio da Cia. Paulista de Estradas de Ferro e por lá o bloco permaneceu durante 4 anos. Depois, os ferroviários deixaram de fazer o boi e então José Américo da Silva e Aparecido Espírito Santo, que brincavam fantasiados junto com o boi, deram continuidade ao bloco.
O primeiro boi, temido desde seu nascimento, era feito de armação de bambu envolto em tiras de sacos de estopa (juta) e coberto com pedaços de lonas que cobriam os vagões da Cia. Paulista. Depois era pintado com o pó de sapato (tinta preta). O boi mudou de cor apenas uma vez. Isso foi em 1960, quando saiu seguindo a moda psicodélica.
Quem visitar Porto Ferreira no Carnaval vai poder conhecer quase duas dezenas de blocos de boi que transformam as ruas da cidade com uma divertida brincadeira da pega do boi. O folião que se atrever a invadir a rua do boi com certeza vai ter que correr muito.
Outras figuras (bonecões) como a Nega Maluca, o Negão, o Burrinho, o Porquinho, a Vaca, a Crioula, Severina Xique-Xique, a Garrafinha e o Burro já se tornaram tradicionais no acompanhamento do boi pelas ruas da cidade.
Nas datas que antecedem o Carnaval, o município se transforma. Crianças brincando de confeccionar o boi, jovens afiando seus instrumentos de percussão, cada bairro cria seu bloco para apresentação pelas ruas da cidade. Nesta ocasião, milhares de pessoas brincam atrás do boi ou de seu bloco de preferência.
“A pega do Boi” tornou-se uma grande festa popular em Porto Ferreira e região. Até hoje a tradição continua arrastando multidões pelas ruas do centro da cidade em seis dias de folias (começa na noite de quinta-feira).
Quem em Porto Ferreira saiu no Carnaval gritando “É o Boi!”, ao som de uma bateria incansável, sabe que em nenhum lugar do Brasil se tem este tipo de evento cultural.