O Bloco carnavalesco de rua Inimigo Meu estará inaugurando oficialmente sua sede, nesta sexta-feira (01/02). A sede do Bloco (QG) está programada para se localizar no centro de Porto, mas ainda sem local definido até a divulgação desta notícia.
Neste ano o Inimigo completa 24 anos de atividades, sendo que teve seu início após o desejo de alguns jovens em confeccionar seu primeiro “Boizinho”, tendo a ajuda e colaboração do Bloco do “O Boi”, que é considerado o “pai” de todos os bois, com mais de 70 anos de existência.
Entre os fundadores do Bloco podem ser citados: Tiagão, Luis Baptista, Vladimir (Nego), Éric (Rio De Janeiro), Élcio Arruda, Nenê, Cascata, Cristiane, Viviane Lacerda, Baianinho, André Sanaiote, Chimbica, Paçoca, Tortinho, Dedé e Duda Rocha, Emerson Mafra e Guto, entre outros.
Com o passar dos anos, com a ajuda dos pais e colaboradores, o Bloco foi se estruturando e agregando componentes e simpatizantes, se tornando um dos mais tradicionais do município. Todos anos o que sempre se espera do Bloco Inimigo são novidades, alegria e a batida forte e rítmica da Bateria nota 10, que conta com aproximadamente 100 componentes. O Bloco sempre é um dos mais aguardados e acompanhados nas ruas de Porto nos quatro dias de carnaval.
O Inimigo Meu avisa que não é “Inimigo” de ninguém, muito pelo contrário, é composto por várias mulheres, crianças e idosos, ou seja um Bloco-família. O nome surgiu após a exibição de um filme na época (1990) de mesmo nome, nome este que veio a calhar, pois as dificuldades eram várias para o surgimento e continuidade do Bloco.
“O carnaval é a maior festa popular do pais, onde o povo pode participar em todos locais, o que não se pode é, confundir alegria e diversão com exageros, o que acaba causando desavensas, sempre adotamos a política da boa vizinhança, pois o direito de um termina onde começa o do outro, não deixo de me lembrar que meu avô (Antônio Silveira Arruda) que trabalhava na CIA Paulista chegou a participar dos carnavais no município nos Blocos da época e sem dúvida nunca se pode esquecer ao Sr. José Américo, do Boizão, que também iniciou e deu prosseguimento a esta tradição das ‘Correrias do Boi’ por décadas e nos deixou muitas saudades e boas recordações. Comentou Élcio Arruda, que participa como componente.
Segundo o atual presidente do Bloco Deividi Farias e o vice Gustavo, o Inimigo espera atrair milhares de foliões além dos 900 componentes uniformizados e fará alegorias mais simples devido as dificuldades financeiras.
“Estaremos nas ruas do Porto os 4 dias de carnaval, desde o sábado até a terça no desfile oficial, os abadás já estão sendo confeccionados, e serão vendidos a preços populares, demos uma enxugada nos custos para colocar o “TRIO'” na rua; convidamos desde já todos os foliões para participarem junto com o Inimigo, pois qualquer pessoa será muito bem recebida em QG que estará localizado no centro, agradecemos desde já o apoio da prefeitura municipal, e em especial ao deputado Alex Manente e ao vereador Élcio Arruda, que sempre estão colaborando com o Bloco e com o brilhantismo do carnaval ferreirense”, comentaram Deividi e Gustavo