A Associação Doutores do Sorriso é uma organização filantrópica em fins lucrativos, sendo os membros expressamente voluntários a serviço do sorriso. O compromisso de seus membros é de alegrar os que estão tristes e sem esperança. O pano de fundo é levar a “Palhaçada”. O palhaço é movido pela curiosidade e flexibilidade, pela capacidade de aceitar erros transformá-los em recursos. Pela postura de enobrecer a atitude do outro, por mais absurda que ela seja ao olhar racional. Com isso, favorece a elaboração de conflito e dificuldades.
O “Doutores do Sorriso” conta atualmente com 20 membros voluntários que realizam os trabalhos em hospitais, asilos, escolas, entidades e eventos beneficentes. Além das aulas de violão que são realizadas toda terça-feira e quinta-feira às 19h no salão Comunitário da Vila São Jorge, em Tambaú. Anualmente o grupo abre vagas na Escola de Palhaço para formar novos membros.
Biografia do idealizador dos Doutores do Sorriso: Cristiano dos Santos Misael
Nascido as 24 de julho de 1980, na cidade de Tambaú-SP. Filho de Joaquim Misael e Gilda de Jesus dos Santos Misael, tendo como irmãos Rodrigo, Marcelo, Tiago (in memoriam), Diego e Alessandra. Casado com Mariani Vicente Misael, e nessa união, uma filha chamada Lavínia Maria Vicente Misael.
Formado em filosofia, técnico em informática. Presidente da Associação dos Doutores do Sorriso. Atualmente micro empreendedor da loja Misael informática.
Quando criança sempre gostou de participar de teatro que a escola fazia nas datas comemorativas, em 1987 iniciou aula de músicas no centro cultural da cidade, não podendo continuar por motivos de saúde que era acompanhado pela Unicamp. Sempre foi religioso, católico, participando desde pequeno na comunidade de São Cristovão da catequese e como coroinha. No ano 1993 iniciou o Caminho Neo Catecumenal, a partir daí iniciou a aprender a tocar violão, mas foi se aprofundar e dedicar em 1996, pela necessidade que havia na época de pessoas para tocar violão nos grupos de jovens. Um ano depois já dava aulas de violão para alguns alunos. No ano 1998 ingressou no seminário na cidade de Mococa na Comunidade Missionária Providência Santíssima. Onde se aperfeiçoou na música, mas também na arte de palhaço pela Cia Alegria (1999-2005), nos hospitais, asilos e escolas de Mococa e São João da Boa Vista.
Quando retornou para cidade de Tambaú (2005), intensificou suas forças para iniciar um grupo de palhaço para atuar no hospital e nas entidades do município. Com várias tentativas o sonho começou a ser realizado em 2007 com a ajuda do Sr. Claudemir Sachetto, na época era coordenador da saúde. Nesse mesmo ano nasce em nossa cidade os Doutores do Sorriso. Foi junto com o grupo de pessoas de Santa Cruz das Palmeiras na pessoa de Paulo H. Mattos, que esse grupo foi crescendo e se tornou uma Associação, para que o trabalho pudesse criar corpo abrangendo seus trabalhos nos hospitais nas cidades de Tambaú, Santa Cruz das Palmeiras, Casa Branca e Porto Ferreira.