O tradicional passeio de boia no Rio Mogi Guaçu acontece todo o último sábado do mês de janeiro e este ano o evento chega à sua 20ª edição. A iniciativa tem o apoio do Grupo Viva Mogi.
De acordo com dados do Facebook da organização (Passeio de Boia – Cachoeira de Emas), a descida começa na prainha da Cachoeira de Emas (Pirassununga) e vai até a ponte metálica em Porto Ferreira (Área de Lazer – Sede da Associação dos Canoeiros), perfazendo um percurso de cerca de 17 km pelo rio Mogi Guaçu.
Ainda segundo divulgado na página do evento, as pessoas começam a chegar por volta das 7h, no entanto é necessário tomar algumas precauções em relação à própria segurança. O participante deve saber nadar, preferencialmente e, além disso, é obrigatório o uso de colete salva vidas e capacete tipo bike para garantir a proteção. Outra recomendação é que não se esqueça de passar o protetor solar, usar óculos de sol, chapéu ou boné para se proteger do calor.
Também é recomendado não ingerir bebida alcoólica antes e durante o percurso. Aqui vale ressaltar que o passeio é ecológico, então não jogue latinhas, papeis e outras tralhas no rio ou em qualquer outro local que não seja a lata de lixo. Em 2013 o evento reuniu um público de cerca de mil pessoas.
SAÍDA DE PORTO FERREIRA
A concentração em Porto Ferreira para saída com destino a Cachoeira de Emas, por via Rio ou coletivo, acontece às 6h30, na Área de Lazer João Ferreira.
Com informações de O Movimento/Pirassununga
Foto: Divulgação – Arquivo do Porto Ferreira Hoje (evento de 2013)