A Semana Nenete de Música Caipira acontece em Pirassununga a partir desta quinta-feira (9) e se prolonga até o domingo (12) no Centro Cultural de Eventos Dona Belila. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo tem o apoio do Sesc São Carlos, Senac São Carlos, USP Pirassununga, Sincomércio e Centro Paula Souza ETEC Tenente Aviador Gustavo Klug.
De caráter beneficente, a Semana Nenete de Música foi criada através da Lei Municipal de 1995, de autoria do então vereador Edson Sidnei Vick, com o objetivo de homenagear o cantor e compositor Nenete – Waldemar Castellar De Franceschi – e resgatar valores da cultura popular tradicional paulista, das modas de viola às comidas e bebidas típicas, das danças folclóricas aos shows com grandes nomes da música de raiz, rezas, devoções, fazeres e saberes populares, roda de violeiros, festivais, exposições, entre outros atrativos.
Participam da Semana Nenete entidades filantrópicas e assistenciais, religiosas ou não, e clubes de serviço sediados no município, que arrecadam fundos para a manutenção de seus projetos sociais, preparando e servindo pratos típicos da Cozinha Caipira. A entrada é franca.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA – dia 9 de julho
Palco Zé da Sanfona (de cima): show de Cacique e Pajé.
Palco Zé Branco (de baixo): os shows de abertura de Du e Gabriel, Ângelo e Daniel e a Caravana da Celita, com Mogiano e Mogianinho e Chico Amado e Xodó.
Palco Guaraciaba Vanin (meio): Centro de Convivência do Idoso, Grupo de Danças Parafolclóricas, a Comitiva Pira Country e Gusto Viola.
Armazém Cultural: apresentações da Companhia Seres da Mala, Ditão Virgílio, Grupo de Teatro Triconto e Cia de Teatro Apetrechos.
No recinto: a partir das 19 horas acolhida da imagem de N. Sra. Aparecida, Reza do terço e dança de São Gonçalo, além da circulação do casal de espantalhos, Jeca, Silviolino e Ditão Virgílio.
SEXTA-FEIRA – dia 10 de julho
Palco Zé da Sanfona (de cima): shows de Kleber e Rafael, Marcelo e Mathias, e Mazinho Quevedo (tributo a Inezita Barroso, madrinha da festa).
Palco Zé Branco (de baixo): show com As Galvão.
Palco Guaraciaba Vanin (do meio): entrega de medalhas de incentivo as tradições caipiras, orquestra de Poesia Sertaneja pelo Conservatório Cacilda Becker, Grupo de Jazz Cacilda Becker e Comitiva Sertaneja do Coração.
Armazém Cultural: Anhanguera Educacional, Cia de Teatro Apetrechos e Ditão Virgílio.
No recinto: Casal de Espantalhos, Silviolino, Jeca e Ditão Virgílio.
SÁBADO – 11 de julho
Palco Zé da Sanfona (de cima): show com Divino e Donizete.
Palco Zé Branco (de Baixo): show com Trio Piracema, Tião do Laço e Boiadeiro e Trio Parada Dura.
Palco Guaraciaba Vanin (do meio): entrega de medalhas de Incentivo as tradições caipiras, o Centro de Convivência do Idoso, Comitiva Sertaneja do Coração, Allegro Studio de Dança e Grupo Ecológico Dito Inácio.
Armazém Cultural: Eufra Modesto, Ditão Virgílio e Companhia Seres da Mala.
No recinto da festa: Corporação Musical, Casal de Espantalhos, Silviolino, Jeca e Ditão Virgílio.
DOMINGO – 12 de julho
Palco Zé da Sanfona (de cima): Alexandre e Samuel e Caim e amigos.
Palco Zé Branco (de baixo): final do 1º Festival de Viola de Pirassununga.
Palco Guaraciaba Vanin (meio): entrega de medalhas de tradições caipiras, Grupo de Danças Parafolclóricas, Apolinário e Canhoto, Allegro Studio de Dança e Capoeira.
Armazém Cultural: Cia Xekmat, Cia Seres da Mala, Ditão Virgílio e Márcio Japipi.
Recinto da festa: Casal de Espantalhos, Silviolino, Jeca e Ditão Virgílio.
Fonte: www.difusorapirassununga.com.br