Porto Ferreira recebeu nesta sexta-feira, 16 de abril às 19h, o Fórum de Educação Existencial – Reflexões sobre Ética e Competências. O evento contou com a participação do professor, vereador da capital paulista e ex-secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita.
O Fórum reuniu educadores e gestores de ensino, debateu temas relacionados à Educação, visando ao sucesso escolar e à capacitação dos professores para atuar em sala de aula. Em palestra, Chalita falou sobre as três habilidades da educação: a cognitiva, a social e a emocional. A primeira é o conhecimento que leva à ética, a capacidade de ser honesto, respeitar o próximo e ter prazer nas coisas simples. A segunda é a capacidade em conviver com as pessoas e trabalhar em equipe. A terceira é a relação carinhosa de troca.
Segundo o vereador, o problema da invisibilidade é o que faz as relações humanas ficarem pobres. “O ser humano invisível só pensa na recompensa que vai ter”, diz. Também falou sobre o papel dos educadores que têm o poder de traumatizar e libertar os alunos. “Os professores precisam conhecer a habilidade de cada um e começar a desenvolver, pois todos são inteligentes, porém, de forma diferente”, afirma.
Chalita reforçou a atenção que educadores devem ter ao entrar na sala de aula, sendo inteiros no que fazem. Ainda lembrou que para os desanimados, tudo é difícil. Já os boa vida sempre topam tudo e os entusiastas nunca perdem a certeza de que não estão aqui por acaso. Dessa forma Gabriel conclui a palestra com a mensagem: “Que as asas dos professores entusiastas resistam muito”.
Veja mais imagens do evento na estação “FOTOS” do site.