O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) faz parte de um conjunto de avaliações do governo para análise da situação do ensino no Brasil, além disso, é utilizado para o ingresso em várias Universidades Públicas ou Privadas, sendo também fundamental para os alunos que desejam utilizar-se do PROUNI – programada de bolsas de estudos parcial ou integral em Universidades e Faculdades Privadas.
Ao se inscrever, além de informar os dados cadastrais, o participante do exame responderá a um questionário socioeconômico, também pela internet.
Estarão isentos da taxa de inscrição, de R$ 35, os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas. Também não precisarão pagar a taxa aqueles que tiverem concluído o ensino médio em anos anteriores e declararem carência. A mesma declaração deve ser apresentada por alunos de escolas particulares que reivindicarem a isenção.
As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos, o candidato deve fazer a opção no momento de se inscrever.
As provas do Enem estão marcadas para 6 e 7 de novembro de 2010. Em 6 de novembro, sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h. No domingo, 7, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e redação.
Ao fazer a inscrição na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade não poderá usar o do pai ou da mãe.
O sistema de recebimento das inscrições coibirá eventuais irregularidades ao buscar automaticamente informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal.
Fonte: www.mec.gov.br