O dia do Folclore Brasileiro foi comemorado ontem, 22 de agosto. A data marca um conjunto de mitos e lendas que passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior. Muitas histórias foram criadas para passar mensagens importantes, como alertar as pessoas sobre perigos, defeitos e qualidades do ser humano, ou apenas para assustar as pessoas.
Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos que possibilitam a integração, o desenvolvimento social e motor das crianças.
A preservação destas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica. Por isso, são muito praticadas principalmente durante o mês de agosto que é destinado ao folclore. São elas:
soltar pipa, estilingue, pega-pega, esconde-esconde, bola de gude, boneca de pano e pião.
Além das atividades desenvolvidas na escola, os clubes da cidade também buscam resgatar esta cultura. No dia 14 de agosto o Porto Ferreira Futebol Clube reuniu várias crianças, jovens e adultos em seu Festival de Pipas. No próximo dia 28 (sábado), às 14h, o Clube de Campo das Figueiras também realizará o evento, na Pista de Cooper.