O espetáculo itinerante “A Criada Patroa” será apresentado na Escola Estadual Washington Luiz no próximo dia 25/09. Idealizado por Livia Sabag e Cléia Mangueira, o projeto “Ópera na Escola” tem como objetivo possibilitar a estudantes e à população de baixa renda o acesso à musica erudita e ao gênero operístico.
“A ópera, por sua natureza híbrida, que inclui música, teatro e artes visuais, é uma forma de arte que pode ser facilmente apreciada por qualquer tipo de público. No entanto, a maior parte da população brasileira não tem acesso a espetáculos eruditos, que geralmente são produzidos para uma elite de alto poder aquisitivo. Dessa constatação surgiu a ideia de irmos até esse público, que julgamos carente”, explica Livia Sabag, diretora cênica do espetáculo.
“A Criada Patroa”, que conta com o patrocínio da Pirelli, é uma versão em português da famosa ópera italiana La Serva Patrona, que por sua enorme qualidade artística entrou para o repertório dos grandes teatros e até hoje é frequentemente encenada, especialmente como introdução ao público leigo.
“Nos inspiramos no projeto de Formação de Público em Teatro, produzido pela Prefeitura de São Paulo há uns anos atrás. Colocamos os músicos e o cenário numa van e partimos para as escolas. Chegando lá montamos nossa produção, como faziam as companhias mambembes antigamente, depois desmontamos tudo e partimos para outra escola”, conta a diretora de produção Cléia Mangueira.
A obra original é escrita para dois cantores, um ator e uma pequena orquestra. Nessa versão, a orquestra foi substituída por um piano elétrico, para facilitar a logística de transporte.
Em Porto Ferreira a grande apoiadora é a MARGIRIUS. “Temos um imenso prazer em oferecer às escolas de Porto Ferreira um evento cultural de grande importância”, afirmou Paulo Alfredo diretor de RH da MARGIRIUS.
A empresa MARGIRIUS tem se destacado no patrocínio cultural, artístico e educacional no município de Porto Ferreira, realizando vários eventos para a comunidade ferreirense em parceria com as entidades, escolas e poder público do município e do estado.
Fonte: Assessoria imprensa da prefeitura e RH da MARGIRIUS