A Usina de São Valentim está implantada à margem esquerda do Rio Claro, em Santa Rita do Passa Quatro, aproveitando o desnível de 75 metros da cachoeira de São Valentim.
A casa de máquinas está situada próxima ao salto e um de seus acessos se faz através de uma escadaria com 352 degraus.
São 60 hectares de área, cortados pela estrada municipal que liga Santa Rita a Porto Ferreira. O primeiro reservatório, que fica a 164 metros da casa de máquinas possui 10.500 m² e o segundo apresenta área de 525.600 m².
A usina foi construída pela Companhia Força e Luz de São Valentim e suas obras foram concluídas em 1911.
Sua concessão foi comprada pela Companhia Prada de Eletricidade em 1923 e em 1973 é transferida à Companhia Energética de São Paulo – Cesp. Em 1976 a usina é desativada e em 1998 passa a integrar o acervo da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento.
A Fundação atua no Estado de São Paulo e no Brasil por meio de ações culturais, ambientais e educativas que contribuem para a democratização do acesso ao patrimônio cultural em favor do fortalecimento da cidadania e do uso responsável dos recursos naturais, responde por outras três usinas (Brotas, Salesópolis e Rio Claro) e três museus urbanos (Itu, Jundiaí e São Paulo).
Fonte: http://www.energiaesaneamento.org.br/