Visando fortalecer o trabalho de conscientização sobre a importância da valorização da vida, esta semana alunos de 5ª a 8ª séries da rede municipal de ensino de Porto Ferreira, da Escola Professora Noraide Mariano, assistiram a palestra sobre trânsito.
Trata-se de mais uma ação que o município desenvolve para que os futuros condutores de veículos saibam quais são os seus limites, assim como seus direitos e, principalmente, deveres.
O técnico em trânsito Manuel Carlos Pereira disse durante a palestra que os altos índices de acidente são preocupantes em todos os níveis, e que a necessidade de medidas preventivas ou punitivas é urgente. Mas, para que isso passe da teoria para a prática são necessárias ações que incluem, além da proposta do Poder Público, o envolvimento da família. “É uma ferramenta a mais que o município está oferecendo para que tenhamos num futuro não muito distante bons condutores, que se preocupem com a qualidade de vida e, consequentemente, com a redução nos índices de acidentes, que hoje infelizmente são altíssimos”, disse.
Atualmente são desenvolvidos vários projetos voltados para as questões do trânsito junto à rede municipal de ensino, como a Semana do Trânsito, além de outros que contam com parceiros que promovem incentivo ao exercício de cidadania, como é o caso da Intervias. A implantação de programas que incluem cartilhas, panfletos, trabalhos que têm como foco oferecer aos cidadãos mais segurança no trânsito.
As propostas para definir critérios para o sistema de trânsito em Porto Ferreira vêm dando passos importantes pelo Poder Público, envolvendo Câmara Municipal, Executivo, Polícia Militar, Guarda Municipal, além de outras alas representativas. O tema foi alvo de discussão em audiência pública. São mostras de que a necessidade de vencer os desafios ganha força e crédito.
Estacionamento rotativo (área azul), levantamento técnico de pontos críticos, implantação e manutenção de sinalização horizontal e vertical, novos semáforos a serem instalados em breve com recursos do Ministério das Cidades, por meio de intervenção do Deputado José Mentor (PT), completam estas ações que podem, em médio prazo, surtir efeitos muito positivos.
Fonte: assessoria de imprensa da prefeitura de Porto Ferreira