A professora Jenifer Gatto, natural de Porto Ferreira, atualmente docente na rede municipal de educação infantil da cidade de São Carlos esteve presente à gravação do programa “Nota 10 – A Cor da Cultura”, exibido dia 23/11/2010 e reprisado nos dias 27 e 30/11/2010 no Canal Futura.
Devido ao “Projeto Diversidade: Crescendo com as Diferenças”, iniciado em 2008 no Centro Municipal de Educação Infantil José Marrara – São Carlos SP, o CEMEI, no mesmo ano, foi agraciado com o prêmio “Educar para a Igualdade Racial”, da ONG CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade) por desenvolver ações educativas que preconizem o fim do racismo e promovam a igualdade étnico-racial, obtendo reconhecimento nacional no âmbito da educação, nascendo então a idéia para a realização da gravação.
“O trabalho da escola nos interessou porque os professores trabalham os conceitos da cultura afro-brasileira em uma faixa etária de alunos bem singular, de quatro meses a três anos”, disse a produtora do Canal Futura, Monique Nóbrega.
A equipe do Canal Futura, incluindo o apresentador da série, Mouhamed Harfouch, acompanhou algumas atividades realizadas com os estudantes, como a elaboração de um cuzcuz de tapioca – receita de origem africana, contação de história com a boneca afro “Lelê” (confeccionada pelas professoras Jenifer e Márcia), danças africanas, entre outros, e entrevistou profissionais da escola, inclusive a ferreirense.
“A descriminação, o preconceito, os rótulos são inaceitáveis e as crianças desde muito pequenas já entram em contato com esses discursos tão negativos, então, a gente trabalha de maneira muito natural, através de brincadeiras, jogos e músicas. E as bonecas já estão inseridas no cotidiano delas, elas brincam com uma boneca negra assim como brincam com uma boneca branca”, observou Jenifer ao ser entrevistada.
Em breve a gravação do programa estará disponível no site: www.acordacultura.org.br