O Bate Lata surgiu através de pesquisa sobre influência do Continente Africano na música brasileira , e seu destaque sobre a pluralidade cultural que o povo desse continente apresenta, contribuindo com elementos culturais em várias outras nações do mundo, e fortemente ligadas ao Brasil.
As principais características dos africanos são a musicalidade e suas danças, compostas por diferentes ritmos e instrumentos musicais, que influenciou a arte e criatividade do Bate Lata.
Na EMEF professor Agostinho Garcia surgiu à idéia de formar um grupo que levasse em consideração a influência musical dos africanos e ao mesmo tempo fosse um projeto diferenciado pelo Bate Lata.
No grupo Bate Lata fazem parte os alunos Thalia, Vitória, Pâmela, Fabiana, Neliane, Valéria, Lucas, Jonas, Diego, Iane, Andriny, Daniela, Adrielen, Cauêi, Yuri, Lucas Fernandes, Greiciele, Juliana e Valeska, sob a competente coordenação do senhor Nilton do Carmo.
A direção da EMEF professor Agostinho Garcia destaca a participação bastante relevante de toda a equipe pedagógica da escola, em especial as professoras Wirlei e Loiana.
Fonte: EMEF professor Agostinho Garcia