Os alunos da Rede Municipal de Ensino retornam às aulas no dia 3 de fevereiro, próxima quinta-feira.
O Departamento Municipal de Educação, dirigido por Maria Cecília Gallo da Cunha Leme Rossi, praticamente não parou desde dezembro. Após o período de formaturas no final do ano passado, os trabalhos prosseguiram visando os preparativos para 2011. Capacitações de servidores, adequações, manutenção do sistema operacional, inscrições, matrículas, dentre outros serviços foram fatores que contribuíram para que os profissionais da rede definissem todos os detalhes para a próxima temporada.
Novidades
Em seis escolas, nas séries de 1ª a 4ª, a Rede Municipal vai trabalhar com algumas inovações. Uma delas é a chamada Sala de Recursos. É uma ferramenta a mais para que os profissionais da educação possam trabalhar o “Atendimento Educacional Especializado”, que consiste em oferecer fora do período em que o aluno está matriculado atividades complementares, para que este aluno absorva o conteúdo igualmente aos demais.
Por exemplo, um aluno com deficiência visual e que tenha elaborado um trabalho de informática, as impressoras destas salas têm o sistema de impressão em braile, proporcionando com isto inclusão social. Estas salas estarão disponíveis nas Escolas Sud Mennucci (Centro), Professor Agostinho Garcia (Jardim Anésia), Professora Nadir Zadra Ribaldo (Alto do Serra-D’água), Caic Professor João Teixeira (Jardim Independência) e Professor Bráulio Teixeira (Cristo Redentor).
“Trata-se de uma inovação. Portanto, passaremos por um período de adaptação, mas será com certeza um grande avanço”, analisa Maria Cecília Gallo da Cunha Leme Rossi, diretora do Departamento de Educação. Este, que é um projeto do Ministério da Educação (MEC), terá para Porto Ferreira, de início, seis unidades escolares beneficiadas, sendo que já há a confirmação de mais uma, totalizando sete. Em Pirassununga, município maior que Porto Ferreira, houve a implantação de apenas uma destas salas.
O MEC ainda disponibilizou sete novos laboratórios de informática. Com isto, toda unidade escolar do município agora dispõe desta importante ferramenta para atividades ligadas à computação. Algumas, que já possuíam tais equipamentos, ficarão agora com dois laboratórios.
Material
Entre os dois modelos de material a serem utilizados este ano na rede municipal de ensino (coletivo e kits), o investimento gira em torno de R$ 1,25 milhão. O material está na fase de entrega e a previsão é de que não haja atrasos, fazendo com que toda a rede inicie o ano letivo cumprindo o cronograma estabelecido.
Informações sobre o início das aulas, assim como esclarecimentos de dúvidas, os pais, responsáveis ou alunos podem obter junto ao Departamento Municipal de Educação, à rua Coronel Procópio de Carvalho, 329, Centro. Ou pelo telefone 3589 5300.
Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal