O MEC – Ministério da Educação informou que foram registradas 1.048.631 inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) 1ª edição 2011.
Com isso, o processo deste ano é o com maior número de candidatos da história. O resultado em primeira chamada saiu na sexta-feira, dia 28, veja acessando http://siteprouni.mec.gov.br/.
No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.
Nesta edição estão sendo oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1.500 instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade.
As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita é de até três salários mínimos.
Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa.
O ProUni surgiu em 2004 com a proposta revolucionária de ampliar o acesso ao ensino superior, dando mais oportunidades aos estudantes de baixa renda. Quando o ProUni foi lançado, havia muita gente que não acreditava que fosse dar certo, inclusive o Dem (partido dos Democratas) tentou acabar com o ProUni na justiça. http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=4395014.
Desde o lançamento, o ProUni já atendeu 698 mil estudantes. A meta do MEC é oferecer mais de 1 milhão de bolsas até o final de 2012.
Em 2010 tivemos os primeiros formandos de medicina com bolsas do ProUni, esses formandos simbolizaram o sucesso do programa, pois, o ProUni permitiu que alunos carentes cursassem medicina, uma tarefa quase impossível antes do ProUni.
Fonte: MEC e agência Brasil de notícias