Um porta-voz da comunidade educacional no Congresso Brasileiro. Com esse compromisso, o deputado federal Newton Lima (PT-SP) selou sua participação no “1º Encontro da Região Central Paulista sobre o Plano Nacional de Educação (PNE)”. O evento, promovido na manhã do último sábado (30/4) no Caaso (USP-São Carlos), contou com a presença de professores e lideranças locais e regionais ligadas à área da Educação.
A participação de toda sociedade é de fundamental importância para o sucesso do Plano nacional de Educação – PNE, na opinião de Newton Lima. Membro da Comissão Especial que analisa o PNE, o parlamentar diz estar confiante no cumprimento das 20 metas educacionais que deverão ser implementadas pelos governos Federal, Estadual e Municipal até 2020.
“Questões como a valorização dos professores, a injeção de recursos e a universalização do atendimento escolar deverão ser cumpridas à risca. Caso contrário, os prefeitos serão penalizados conforme está previsto no Plano”, destacou o deputado.
Emenda
O parlamentar também ressaltou que irá propor uma emenda à meta 17 do PNE, que discorre sobre a valorização do magistério a fim de aproximar o rendimento médio desse profissional com mais de 11 anos de escolaridade do rendimento médio dos demais professores com escolaridade equivalente.
“Acredito que, mais do que isso, o Brasil precisa valorizar esses profissionais, como fazem países como China e Cingapura, onde os salários dos professores são equivalentes aos valores pagos a médicos e engenheiros.
Fonte: Assessora de imprensa Thatiana Miloso – Ex-Libris Comunicação Integrada