A Universidade de São Paulo (USP) aprovou no final de junho, em sessão do Conselho Universitário, a criação de três novos cursos de graduação: Engenharia Física, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção, na Escola de Engenharia de Lorena (EEL).
Os três cursos aprovados no campus de Lorena oferecerão 120 vagas, 80 em período diurno e 40 em período noturno. O curso de Engenharia Física, com 40 vagas em período diurno, tem como objetivo preparar o profissional com ampla base em física e processos físicos, capaz de atuar e se especializar em qualquer área em que processos físicos são dominantes.
De acordo com a USP, a necessidade de engenheiros formados em lidar com as demandas da área ambiental era uma aspiração antiga da EEL, uma vez que a escola desenvolve importantes pesquisas na área hídrica. O curso oferecerá 40 vagas em período diurno.
Em período noturno, também com 40 vagas, o curso de Engenharia de Produção pretende formar profissionais voltados para a área de qualidade, operações e processos de produção, logística, pesquisa operacional, engenharia do produto e de sustentabilidade, entre outras.
No campus de Lorena, foi aprovada também a substituição do curso de Engenharia Industrial Química, oferecido no período noturno, com 80 vagas, pelo curso de Engenharia Química, que terá seu currículo reformulado, também no período noturno, com o mesmo número de vagas.
As 120 novas vagas da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) serão incluídas já a partir do próximo vestibular da Fuvest. Com esses cursos e os novos bacharelados de Ciências Biomédicas e Saúde Pública (aprovados em dezembro, com 40 vagas cada um), o vestibular da Fuvest passará a oferecer, no total, 10.852 vagas para 2012.
Mais informações: www.usp.br
Fonte: planeta universitário