Na terça-feira (09/08) teve início a terceira fase do Projeto Escola Viva 2011, coordenado pela Defesa Civil de Porto Ferreira, em conjunto com o Departamento Municipal de Educação.
Nesta fase, que ocorrerá durante todo o mês de agosto, os alunos matriculados nas quartas séries do ensino fundamental em todos os estabelecimentos de ensino do município participarão de uma visita ao Posto de Bombeiros local. O objetivo é solidificar conhecimentos referentes à prevenção de acidentes e à proteção continuada da vida, do patrimônio e do meio ambiente, temas que são os pilares das quatro fases do Projeto Escola Viva.
No Posto de Bombeiros os estudantes têm a oportunidade de visitar as instalações, assistir a demonstrações com as viaturas e materiais ali existentes e conhecer um pouco das diferentes e indispensáveis atividades exercidas pelos bombeiros na cidade e região.
O Projeto Escola Viva teve início em 2003 e se compõe atualmente de quatro fases, sempre com alunos das quartas séries do ensino fundamental. Na primeira fase (março) foram proferidas palestras aos alunos nas respectivas escolas; posteriormente, na segunda, os alunos foram conduzidos ao Saef (Serviço de Água e Esgoto de Porto Ferreira), onde puderam visitar as instalações e conhecer o tratamento da água e participar, também, de palestra sobre o correto descarte de resíduos.
Na fase atual (terceira) há a visita ao Posto de Bombeiros. A última fase do ano, prevista para outubro próximo, constará de palestras nas respectivas escolas, novamente versando sobre a Operação Verão (cuidados com temporais, raios, vendavais, enchentes) que na região sempre ocorrem de modo mais intenso no período de dezembro a março.
A Seção de Defesa Civil agradece ao apoio do Saef, do Posto de Bombeiros, do Departamento de Educação e Setor de Transportes Escolar, além da gentileza da participação de professores e alunos, sem os quais o projeto não estaria agora no oitavo ano de execução.
Fonte: AECI/Prefeitura