Estão abertas as inscrições para os novos cursos que serão oferecidos pelo Departamento de Cultura e Turismo, por meio da Escola Livre de Música e Artes: Canto Coral adulto, Violino, Artesanato, Desenho, Pintura e Elementos Cenográficos. Os interessados deverão comparecer à Casa da Cultura Elias dos Santos (avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 330, Centro), onde preencherão uma ficha para montagem das turmas. As vagas são limitadas.
Segundo o diretor de Cultura e Turismo, Marco Antônio Riolino, trata-se de uma grande oportunidade, tanto para artistas e artesãos aprimorarem suas técnicas, como também para os iniciantes e interessados em geral terem acesso à produção artística.
Canto Coral tem com regente Juliana Coli, graduada em Música pela Unicamp, doutora em Ciências Sociais com pesquisa em Sociologia da Música. Tem experiência como docente nas áreas de música em canto lírico e canto coral no Conservatório de Tatuí, tendo atuado também em diversos projetos no âmbito da educação musical no Brasil e na Itália. A novidade é que, além do Coral Adulto, terá início agora um trabalho infantil.
O curso de violino já está sendo ministrado pelo músico Francisley Alexandre de Gobbi, que iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade, em Campinas, e a partir daí tem desenvolvido vários cursos e projetos.
Para ministrar os cursos de artes plásticas, a Escola Livre trará o artista Edenilson de Aguiar, que na Semana Cultural Ferreirense apresentou sua exposição “Coletânea”, traduzindo sua trajetória em 60 obras. Aguiar iniciou seus trabalhos em 1979, também aos 12 anos, e, dentre os diversos prêmios conquistados, destaca-se o Mapa Cultural Paulista.
Artesanato terá diversos monitores, oferecendo cursos de Pintura em Tecido, Bordado, Crochê, Macramê, Costura EVA e Tricô. Monitores em parceria com a Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e monitores da Escola de Música e Artes.
A Escola Livre de Música e Artes é administrada pelo Instituto Culturas, por intermédio de convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, e, além dos cursos mencionados, oferece estudos de violão, guitarra, bateria, saxofone, trompete, clarinete, trombone, piano, teclado, dança e teatro, cursos gratuitos que periodicamente estão abertas inscrições no início e no meio do ano letivo, conforme vagas remanescentes.
Fonte: AECI da pf de Porto Ferreira