A partir desta semana alunos da rede municipal de ensino de São Carlos poderão contar com um importante aliado no processo de aprendizagem. Na tarde do último sábado (24), o prefeito Oswaldo Barba entregou à Secretaria de Educação 1.743 netbooks, que serão distribuídos para as escolas da rede municipal. A solenidade de entrega, realizada no Santa Felícia, contou com a presença da população, educadores e autoridades como o deputado federal Newton Lima (PT-SP), além do vereador Ronaldo Lopes.
Mais que promover a inclusão digital de estudantes, a utilização de computadores em sala de aula também tem a finalidade de tornar a escola mais atraente para os alunos. “São instrumentos que modernizam o processo de ensino. Esses netbooks coroam todo o investimento que a Prefeitura tem feito na Educação”, elogiou a secretária municipal da pasta, Lourdes de Souza Moraes.
Ao falar sobre a importância da tecnologia no aprendizado, o prefeito Oswaldo Barba lembrou que a Prefeitura já havia feito a entrega de outros 100 netbooks, totalizando a operação de 1.843 computadores e dezenas de lousas digitais nas salas das escolas municipais. O prefeito também enumerou outras ações que fazem da Educação de São Carlos uma referência para outras cidades do Estado e do Brasil. Entre elas, Barba destacou a qualidade da merenda escolar (com 60 mil pratos servidos diariamente), a construção de dez novas escolas e a contratação de 435 professores.
“A entrega dos netbooks é mais uma ação que demonstra a prioridade dada à Educação. Estamos comemorando algo que poucas cidades conseguem. Hoje, o computador se tornou uma ferramenta fundamental para a alfabetização”, enfatizou o prefeito.
Um computador por aluno – Um dos protagonistas na discussão do Plano Nacional de Educação (PNE) feita pelo Congresso, Newton Lima elogiou a aquisição dos netbooks para uso em sala de aula. Durante seu discurso, o parlamentar contou a experiência positiva do Uruguai, cujo governo conseguiu viabilizar a utilização de um computador por aluno nas escolas do país. O deputado destacou que fez o acréscimo de mais uma meta ao PNE (originalmente composto por 20 metas), estabelecendo a obrigatoriedade de um computador por aluno a partir da quinta série do ensino fundamental.
“Sempre tive o sonho de que cada aluno tivesse seu computador. São Carlos está dando um passo nesse sentido, disponibilizando quase dois mil unidades para os nossos alunos. Se somarmos a isso outras ações que já foram e estão sendo concretizadas pela prefeitura, o Barba ficará conhecido como o Prefeito Educador”, finalizou Newton Lima.
Fonte: Tathiana Miloso Ex-Libris