O ensino de robótica no Sesi-SP é empregado desde os primeiros anos escolares com o auxílio dos blocos de montar LEGO. De maneira lúdica, os alunos aplicam métodos científicos e adquirem habilidades de estruturar pesquisas e resolver problemas concretos em um cenário real.Usam vários tipos de tecnologias de forma racional, efetiva e significativa.
Na unidade de Porto Ferreira o material Lego chegou neste ano, onde os alunos do 6º ano e das 6ª séries já tiveram a oportunidade de aplicar essas habilidades.
Torneio – competições organizadas pela FIRST
Pelo terceiro ano consecutivo, o Sesi-SP promove o Torneio de Robótica, onde a curiosidade dos alunos é estimulada para desenvolver atividades científicas e tecnológicas.
O desafio para 2011 é o Body Forward, isto é, soluções para a saúde do corpo, utilizando a tecnologia robótica.
O Torneio Sesi-SP de Robótica faz parte das competições organizadas pela For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), fundação que promove campeonatos de robótica em todo mundo, e têm por objetivo elaborar programas inovadores para desenvolver competências e habilidades nos campos da Ciência e da Tecnologia.
Em 2009, a equipe brasileira foi campeã na disputa europeia com o projeto Terradróide, de São Caetano do Sul. No ano seguinte, o Brasil foi premiado na categoria melhor técnico e mentor de equipe no Aberto da Ásia, com a equipe formada por alunos da rede escolar do Sesi-SP.
Prêmio do SESI de Porto Ferreira
Na terça-feira, 11 de outubro, o Sesi de Araraquara foi o palco da segunda seletiva do 3º Torneio de Robótica. Participam do campeonato estudantes das 5ª, 6ª e 7ª séries da instituição. Nesta etapa concorreram 13 equipes representando os municípios de Araraquara, Descalvado, Jaú, Matão, Pederneiras, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Igaraçu do Tietê e Bauru. Cada equipe é formada por seis alunos, um técnico e um mentor, totalizando 104 participantes.
Os grupos foram avaliados levando-se em conta quatro requisitos: realização das missões; apresentação do projeto de pesquisa; projeto do robô e trabalho em equipe.
O SESI de Porto Ferreira, em sua primeira participação nesse torneio com um time formado por alunos da 6ª série, recebeu o prêmio do 2º lugar de melhor trabalho em equipe, apresentando o trabalho sobre um Marcapasso com conectividade wireless e barramento eletromagnético.
Esse trabalho, em conjunto com as missões da mesa de competição, foram orientados pela Analista de Suporte em Informática Danila Lara M. Pio Graciano (técnica do time) e pelo professor Rodrigo de Souza Bortolucci (mentor do time), e com a ajuda das professoras Flávia Rocha Cupido e Márcia Dondori Zaramella, juntamente com o apoio e a parceria de toda equipe administrativa da escola.
Fonte: SESI de Porto Ferreira