Em 2006 passei por Porto Ferreira, cidade famosa por sua produção cerâmica. Na verdade eu estava a caminho de Ribeirão Preto e entrei em Porto Ferreira para ver se ainda existia alguma coisa do porto fluvial antigo, que funcionou em conjunto com uma ferrovia entre a década de 1880 e 1903. Minha curiosidade havia sido despertada por fotos antigas do livro de Adolpho Pinto, História da Viação Pública do Estado de São Paulo, publicado a primeira vez em 1903.
Qual não foi a minha surpresa quando vi que o porto, apesar de desativado a mais de um século, estava lá, bastante bem preservado, dentro de um parque municipal.
Na verdade, essa é uma das estruturas portuárias mais antigas do estado, juntamente com o porto Grande, em Iguape, o porto do Bacharel, em Cananéia, e o cais do Valongo, em Santos.
E se pensarmos em portos para o café, os muros de Porto Ferreira são os mais antigos do estado.
Boa perspectiva de pesquisa em arqueologia ‘áquática’ para o pessoal do interior do estado, sem sair das margens do rio Mogi-Guaçu.
Fonte http://arqueosubforadagua.blogspot.com/2 Postado por Paulo Bava de Camargo