Controlar a entrada dos alunos por meio de sinal de rádio frequência foi a solução encontrada pela prefeitura de Vitória da Conquista (BA) para reduzir a evasão escolar na Rede Municipal de Ensino.
O lançamento do projeto aconteceu em 20 de março. Na ocasião, a Secretaria de Educação promoveu a entrega dos novos uniformes, nos quais há uma etiqueta com chip de RFID (a sigla para em inglês para Radio Frequency of Identification, ou, em tradução livre, identificação por radiofrequência).
Com a indumentária high-tech, os pais e responsáveis cadastrados no sistema receberão mensagem SMS (torpedo) informando a presença e saída do estudante no estabelecimento de ensino sempre que ele cruzar os portões da escola.
O prefeito, Guilherme Menezes (PT), afirmou que o projeto “alia educação, segurança e possibilita parcerias com o Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Militar, sempre defendendo a comunidade escolar, os alunos e a própria família. Todo esse cuidado é muito importante para que a escola seja um lugar seguro”, afirmou.
Identificação de presença
O Uniforme Escolar inteligente é uma camiseta com uma etiqueta especial, onde fica o chip que emite o sinal de radiofrequência. A etiqueta de cada uniforme terá um número universal, cadastrado no sistema escolar com os dados dos alunos e com o número de celular dos pais ou responsáveis.
Na entrada da escola da rede municipal haverá um sensor que capta o sinal emitido pela etiqueta e confirma a presença ou saída do aluno. Sempre que o estudante passar pelo sensor, imediatamente, será encaminhada uma mensagem de texto, do tipo SMS, para um celular cadastrado.
Além do fluxo de alunos, a secretaria escolar poderá ainda registrar outras informações e enviar mensagens adicionais aos responsáveis, notificando sobre todos os acontecimentos e as ações relacionadas com os seus filhos. As informações são confidenciais, às quais somente os pais terão acesso.
O Centro Municipal de Educação Profº Paulo Freire/ Caic foi o local escolhido pela administração municipal para lançar o projeto pioneiro no Brasil. No início serão atendidos 20 mil alunos em 25 escolas da rede, com investimento de R$ 1,2 milhão.
Integração escolar
De acordo com a Prefeitura de Vitória da Conquista, o objetivo da adoção do Uniforme Escolar Inteligente (conhecido pela sigla inglesa DCC Student id), é manter os pais bem informados sobre seus filhos.
“Este é um dos projetos pioneiros no Brasil, em que os pais estarão ainda mais presentes na escola”, afirmou o secretário de Educação, Coriolano Moraes. Segundo ele, a prefeitura por meio da secretaria que comanda procurou “interagir o uniforme inteligente com o Projeto de Integração Família e Escola, para que possamos promover cada mais essa integração e melhorar o debate, o diálogo, o acompanhamento e a permanência dos alunos na escola”.
Segundo o promotor da Vara da Infância e Juventude, Marcos Coelho, que também participou da cerimônia de entrega, os uniformes inteligentes consistem em “uma ferramenta muito valiosa para que todos os órgãos que trabalham com as áreas da infância e juventude possam acompanhar a educação que está sendo fornecida aos alunos e, principalmente, para fiscalizar a frequência escolar”.
Fonte: http://www.campanhasemandatos.com.br/