O Projeto Escola Viva, que vem sendo desenvolvido pela Defesa Civil local desde 2003, encerra neste 1º de junho a execução de sua segunda etapa no corrente ano. As atividades, nesta etapa, consistiram em visita realizada pelos alunos dos quintos anos de todas as escolas da rede municipal de ensino à Estação de Tratamento de Água Oswaldo da Cunha Leme, atualmente administrada pela empresa Foz do Brasil – Unidade de Porto Ferreira.
Conduzidos pelos ônibus escolares do Setor de Transporte Escolar do Departamento de Educação, os alunos e seus respectivos professores compareceram à ETA sendo recebidos pelo coordenador municipal de Defesa Civil, capitão Sebastião Camilo do Nascimento, e pela funcionária especialmente nomeada pela Foz do Brasil, Marina Bosso, que se encarregou das explicações para que os visitantes pudessem entender como é realizado o tratamento da água e a seriedade do trabalho executado.
Na mesma oportunidade, o capitão Camilo falou aos alunos da necessidade do consumo racional da água, dos cuidados preventivos para acidentes e incentivando a colaboração de todos para inibir gastos abusivos. Ao mesmo tempo, lembrando a necessidade do uso correto da rede de esgotos e do descarte adequado do lixo.
Houve ótima receptividade por parte dos alunos participantes pela simpatia como foram recebidos pela empresa Foz do Brasil e utilidade dos assuntos abordados.
Segundo o capitão Camilo, o projeto terá sequência no próximo mês de agosto, contando nessa oportunidade com a colaboração da Base de Bombeiros de Porto Ferreira. O calendário de execução está sendo preparado e submetido à aprovação dos diretores de Governo e de Educação e do Comando da Base de Bombeiros.
Fonte: AECI de Porto Ferreira