Na última semana o prefeito Maurício Rasi e o vereador Luiz Antônio de Moraes, o Maguila (PPS), estiveram no Centro Paula Souza, em São Paulo, acompanhados pelo professor Ricardo Francalacci, diretor da Etec Professor Jadyr Salles, para discutir os cursos e ampliações da unidade de Porto Ferreira. Participaram do encontro a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e seu assistente, professor Aguinaldo Garcez.
Os representantes ferreirenses foram muito bem recebidos pela superintendente, que entendeu ser perfeita a substituição do curso de técnico em Química, uma vez que o perfil de demanda mudou e o custo se elevou muito, devido aos novos investimentos exigidos para criação de um laboratório da disciplina.
A proposta apresentada, então, foi da substituição do curso de técnico em Química pelo de técnico em Farmácia. Desta forma, poderá ser aproveitado o próprio laboratório de Ciências e os mesmos equipamentos do curso de Química que já estão disponíveis na Etec de Porto Ferreira. Esta proposta foi criada pela própria direção e professores da escola, que também estão empenhados em contribuir para o crescimento da unidade de ensino, com qualidade, buscando o melhor atendimento à população.
O prefeito Maurício Rasi se comprometeu a construir mais duas novas salas de aula para abrigar o novo curso. Assim, as aulas poderão ter início no segundo semestre de 2013.
Foi discutido também nesta reunião o andamento dos demais cursos de Administração, Informática, Logística e Design de Interiores. Este, inclusive, poderá sofrer uma alteração para Design de Produtos, voltado ao segmento de cerâmica de decoração. Outra proposta foi a de ampliar a divulgação dos cursos nas cidades da região, aumentando assim a demanda para os atuais cursos e até mesmo para outros futuros que possam ser ampliados e oferecidos, como o Telecurso-TEC.
Tanto o professor Aguinaldo Garcez como a superintendente Laura Laganá parabenizaram o trabalho que vem sendo realizado em Porto Ferreira, tanto pela direção da escola, como nas ações e apoio da Administração Municipal e do Poder Legislativo, por meio do trabalho do vereador Maguila, que criaram forte vínculo com o Centro Paula Souza nos últimos anos.
“Como já esperávamos, fomos muito bem recebidos e atendidos, e com o bom diálogo, seriedade e transparência com que sempre tratamos a Etec de nossa cidade conseguimos estas conquistas. Acredito que os investimentos na área de cursos técnicos e profissionalizantes são muito importantes para Porto Ferreira. A ampliação de novos cursos na Etec deverá ocorrer a cada ano. Para isso iremos trabalhar nos orçamentos municipais, estaduais e até federais para construção de mais salas de aulas e infraestrutura da escola”, disse o vereador Maguila, idealizador da Etec em Porto Ferreira.
O parlamentar também agradeceu e criticou a veiculação de informações incorretas sobre a Etec. “Fico satisfeito em mais uma vez contribuir com este projeto que teve minha iniciativa, participação e sempre irá contar com meu apoio, independentemente se algumas pessoas tentam manipular informações por falta de capacidade e competência em construir algo. A Etec, assim como Porto Ferreira, para mim sempre estará acima de tudo e da opinião sempre negativa de algumas poucas pessoas. Tenho certeza que a grande maioria dos alunos, familiares, professores e funcionários da escola sabem que eu sempre estive e estarei trabalhando e defendendo os interesses da Etec Professor Jadyr Salles”, completou.
Já o prefeito Maurício Rasi comemorou mais esta conquista na área educacional e de formação profissional do município. “Mostramos que com muito trabalho e diálogo podemos resolver todos os entraves que apareçam em nosso caminho. Teremos agora um curso de melhor aproveitamento para as necessidades do município. Agradeço à direção do Centro Paula Souza, ao vereador Maguila e ao diretor Francalacci por mais este benefício à população de Porto Ferreira”, disse o prefeito.
História
No final de 2004, o vereador Maguila e o então prefeito eleito Maurício Rasi estiveram no Centro Paula Souza, em São Paulo, para pleitear e protocolar um pedido para implantação de uma Escola Técnica (Etec) em Porto Ferreira. Esta reunião foi agendada e intermediada pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS).
Nos anos seguintes, os pedidos continuaram sendo encaminhados e contatos sendo feitos, até que no ano de 2008 foi autorizada, pelo Governo do Estado e pelo Centro Paula Souza, a implantação da Etec em Porto Ferreira. Para tanto, realizada a reforma do prédio pela Administração Municipal e assinado convênio. A escola entrou em funcionamento no ano de 2009.
Por meio de uma indicação e pedido oficial do vereador Maguila, validado pelo prefeito Maurício Rasi, foi dado o nome do professor Jadyr Salles à Etec de Porto Ferreira, que contou com a presença do então governador José Serra (PSDB) em sua inauguração oficial.
Hoje, a Etec oferece diversos cursos técnicos e ensino médio de alta qualidade e desempenho, sem custo para a população ferreirense e até de outras cidades da região.
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Ferreira